Os pioneiros da eletrônica inspiraram artistas de diversos nichos, como rock, hip-rock e synthpop
Redação Publicado em 17/05/2020, às 16h00
Após a morte do co-fundador do Kraftwerk, Florian Schneider, o mundo parou para relembrar a incrível influência musical dele nas últimas cinco décadas.
A banda fundada na Alemanha em 1970 é amplamente creditada por inventar a música eletrônica e inspirar artistas de vários nichos, como rock, hip-hop, synthpop, entre outros.
Confira, abaixo, 7 músicas que foram inspiradas pelo Krafwerk - e você não provavelmente sabia (via Billboard):
O disco Miley Cyrus & Her Dead Petz, de 2015, marcou a fase mais experimental de Miley Cyrus, o que pode ser notado em “Dooo It”, que combina batidas de hip-hop com rock psicodélico. Enquanto isso, Miley canta sobre fumar maconha e amar a paz. A faixa é um sample de “Radioland”, produzida pelo Kraftwerk em 1975.
A abertura de “Talk”, uma das baladas de amor do Coldplay presente no LP X&Y, de 2005, foi baseada em “Computer Love”, um tremendo sucesso dos anos 1980. A melodia simples e duradoura do Kraftwerk está interpolada na música do Coldplay, que conquistou o número 86 da Billboard Hot 100 em 2006.
+++LEIA MAIS: Coldplay apresenta novo disco, Everyday Life, sob amanhecer da Jordânia; assista
Dr. Dre também celebrou Kraftwerk com a faixa “Under Pressure”, de 2010, presente no álbum Detox. Ao lado de Jay-Z, Dr. Dre se inspirou na faixa-título de Trans-Europe Express, de 1977, um dos trabalhos mais conceituados do Kraftwerk.
+++LEIA MAIS: Kanye West anuncia produção de Jesus Is King Part II com Dr. Dre
“Blue Monday”, de 1986, foi uma das primeiras faixas de dance da história. Os vocais sonoros e sintetizadores fantasmagóricos do New Order inspiraram muitos produtores. No entanto, sem a influência do Kraftwerk, esse clássico atemporal não existiria. O coral desencarnado em 1:36 vem direto da música “Uranium”, lançada pelo quarteto alemão em 1975.
Como o vocalista James Murphy e o restante do LCD Soundsystem são amantes de música, eles também estudaram a sonoridade lendária do Kraftwerk. No disco Sound of Silver, de 2007, “Get Innocuous” nos aconselha a parar de procurar sentido nas coisas e nos render à música. O riff sintético de “Get Innocuous” é um sample introduzido pelo Kraftwerk na faixa “The Robots”, de 1978.
Qualquer rapper confiante o suficiente para simplesmente murmurar na pista merece um prêmio. O sample presente no início de “Light Your Ass On Fire” também pode ser reconhecido como parte de “Trans-Europe Express”, uma música peculiar carregada respeitosamente através do tempo.
Às vezes, o Kraftwerk optava por uma sonoridade mais lenta e fumegante. Aproveitando isso, a cantora e compositora de R&B Ciara deu um toque sensual à música “Tour De France”, de 1983, camuflando as batidas memoráveis nas dobras da faixa “Promise”, produzida em 2006.
+++LEIA MAIS: Beyoncé se veste de Tempestade para festa à fantasia de Ciara
+++ O TERNO | MELHORES DE TODOS OS TEMPOS EM 1 MINUTO | ROLLING STONE BRASIL
Blake Lively se pronuncia sobre acusação de assédio contra Justin Baldoni
Luigi Mangione enfrenta acusações federais de assassinato e perseguição
Prince e The Clash receberão o Grammy pelo conjunto da obra na edição de 2025
Música de Robbie Williams é desqualificada do Oscar por supostas semelhanças com outras canções
Detonautas divulga agenda de shows de 2025; veja
Filho de John Lennon, Julian Lennon é diagnosticado com câncer