Personagem mais famosa de Maurício de Sousa surgiu como coadjuvante, em 1963
Por Artur Tavares Publicado em 21/03/2008, às 11h50 - Atualizado em 26/03/2008, às 14h29
A chefe da turma mais famosa dos quadrinhos brasileiros, Mônica, completa 45 anos neste dia 21. Criada por Maurício de Sousa em 1963 como coadjuvante das tiras do Cebolinha, somente em 1970 a dentuça ganhou revista própria e se tornou a personagem infantil mais importante do país.
Encrenqueira e sempre com seu coelhinho de pelúcia Sansão em punho, Mônica foi inspirada em uma das filhas de Maurício de Souza.
A primeira aparição da personagem foi no jornal Folha de São Paulo, na décima oitava tira do Cebolinha. Foi também nesta HQ que surgiu Sansão, embora ele só tenha ganhado nome 20 anos depois, em setembro de 1983.
Foi em 1970 que Mônica ganhou seu primeiro gibi, que atingiu 200 edições pela Editora Abril. Em 1987, a Editora Globo foi sua nova casa, e nela Mônica ficou por 20 anos, em mais 246 edições. Desde 2007, toda a linha Turma da Mônica é publicada pela Panini Comics.
E não é só nos quadrinhos que Mônica e sua turma se divertem. A personagem já ganhou diversos filmes em animação, entre eles o recente Turma da Mônica - Uma Aventura no Tempo; desenho animado, discos de música, jogos de videogame e até um parque de diversões.
Nando Reis diz que usou drogas durante 30 anos: 'Foi consumindo minha vida'
Morre Andy Paley, compositor da trilha sonora de Bob Esponja, aos 72 anos
Viola Davis receberá o prêmio Cecil B. DeMille do Globo de Ouro
Jeff Goldblum toca música de Wicked no piano em estação de trem de Londres
Jaqueta de couro usada por Olivia Newton-John em Grease será leiloada
Anne Hathaway estrelará adaptação cinematográfica de Verity de Colleen Hoover