Em outubro, mês do 40º aniversário do grupo cômico, quatro dos seis fundadores estarão no musical Not the Messiah (He’s a Very Naughty Boy)
Da redação
Publicado em 10/07/2009, às 21h00Marco do humor britânico, o grupo cômico Monty Python se reunirá pela primeira vez em mais de uma década, informou o jornal The Independent. Eric Idle, Michael Palin, Terry Jones e Terry Gilliam, integrantes do sexteto-base da trupe, tomarão parte em uma adaptação musical de A Vida de Brian, filme lançado em 1979. O espetáculo se chamará Not the Messiah (He's a Very Naughty Boy) ("não o messias - ele é um garoto muito malvado", em livre tradução).
O "déjà-vu" tem explicação: o coletivo comemora o 40° aniversário em outubro, quando foi ao ar o primeiro capítulo do programa televisivo do que viria a ser uma das franquias humorísticas bem-sucedidas. O Monty Python é responsável, ainda, por filmes como Em Busca do Cálice Sagrado (1975), A Vida de Brian (1979) e O Sentido da Vida (1983).
John Cleese estará fora da estreia europeia, marcada para 23 de outubro, no Royal Albert Hall, em Londres. O sexto membro, Graham Chapman, morreu em 1989.
"É raro conseguir ser bobo em grande escala", Idle explicou a dinâmica da peça à rede britânica BBC." As referências, segundo ele, vão do compositor alemão George Friedrich Händel ("num dueto safado com Mozart") a Bob Dylan. Quem assistir ao musical também terá "o clássico final com 'Always Look on the Bright Side of Life'", canção escrita por Idle para A Vida de Brian. Veja o vídeo abaixo:
A trilha do musical será assinada por John Du Prez, que colaborou com ao grupo de comediantes em O Sentido da Vida e A Vida de Brian.
Not the Messiah (He's a Very Naughty Boy) foi apresentado pela primeira vez no Canadá, em junho 2007, com Idle no papel principal. Desde então, já rodou por Austrália, Nova Zelândia e Estados Unidos.
No espetáculo, Idle interpreta vários personagens do filme, como Stan, O Revolucionário (que prefere ser chamado de Loretta), e o Sr. Cheeky. Palin contracenará com Idle na série, enquanto Jones e Gilliam estão listados em "papéis especiais".
Cleese não explicou por que não comparecerá à edição especial do espetáculo, mas confirmou participação no documentário Monty Python: Almost the Truth (The Laywer's Cut) ("Monty Python: quase a verdade - versão do advogado", em português). Dividida em seis episódios, a produção irá ao ar em outubro, nos Estados Unidos, e, depois, será lançada em DVD.
"Este é um documentário pelo qual sempre esperei - algo tão completo e fidedigno que eu não preciso sequer assistir", disse Jones.
Em 2005, Idle assinou músicas e livro do musical Spamalot, inspirado em Monty Python e o Cálice Sagrado, além de colaborar com Du Prez na trilha. Com estreia na Broadway e direção de Mike Nichols (Closer), o espetáculo recebeu 14 indicações ao Tony - arrebatou três delas, incluindo o prêmio de melhor musical da temporada 2004-2005.
Monty Python's Flying Circus, o programa televisivo que alçou o coletivo à fama, estreou em 5 de outubro de 1969 e se estendeu até 1974 - a partir daí, foi reprisado diversas vezes, por vários canais do mundo. Assista a trechos do programa no canal oficial do Monty Python no YouTube.