Gloria Stuart, que fez a versão idosa de Rose, em <i>Titanic</i>, morreu aos 100 anos - AP

Morre Gloria Stuart, a Rose de Titanic

Atriz tinha 100 anos e sofria de câncer no pulmão

Da redação Publicado em 27/09/2010, às 16h25

Morreu no último domingo, 26, a atriz Gloria Stuart, aos 100 anos. Ela ficou conhecida por ter dividido o papel de Rose com Kate Winslet no sucesso de bilheteria Titanic (1997), de James Cameron. O site do jornal The Washington Post informou nesta segunda, 27, que ela morreu em casa, na cidade de Los Angeles, Califórinia, de câncer no pulmão. A informação foi confirmada por Sylvia Thompson, filha da atriz.

Apesar do reconhecimento tardio por parte do grande público e crítica (com Titanic, Gloria conseguiu sua primeira indicação ao Oscar e diversos outros prêmios), a atriz teve muitos e variados papeis ao longo de sua carreira. Pouco antes de narrar a saga do casal Jack e Rose no filme de James Cameron, ela havia abandonado o cinema. Voltou à ativa quando Cameron lhe telefonou e pediu que fizesse teste para o papel. Na época, chegou a brincar, em entrevista ao jornal The New York Times, que só foi escolhida porque era uma das poucas atrizes com a sua idade que ainda era "viável para trabalhar, não era alcoólatra, reumática e não ficava caindo".

Alguns de seus outros papeis foram na ficção científica O Homem Invisível (1933), no musical A Pobre Menina Rica e no terror The Old Dark House, protagonizado por Boris Karloff. Após o fenômeno Titanic, o cinema a redescobriu e, de acordo com Gloria, foi convidada a fazer diversos papeis de "senhoras bondosas". Ela descartou todos, dando preferência aos personagens mais intensos, como uma mulher misteriosa em O Hotel de Um Milhão de Dólares (2000), de Wim Wenders.

Gloria Stuart foi ainda uma das fundadoras do Screen Actors Guild, o sindicato dos atores norte-americanos, e lançou uma autobiografia em 1999, intitulada I Just Kept Hoping.

Titanic james-cameron gloria-stuart

Leia também

Alfa Anderson, vocalista principal do Chic, morre aos 78 anos


Blake Lively se pronuncia sobre acusação de assédio contra Justin Baldoni


Luigi Mangione enfrenta acusações federais de assassinato e perseguição


Prince e The Clash receberão o Grammy pelo conjunto da obra na edição de 2025


Música de Robbie Williams é desqualificada do Oscar por supostas semelhanças com outras canções


Detonautas divulga agenda de shows de 2025; veja