Andy GriffithGriffit - AP

Morre Andy Griffith, ícone da TV norte-americana

Ator, que tinha 86 anos, estrelou programas como The Andy Griffith Show e Matlock

Rolling Stone EUA Publicado em 03/07/2012, às 13h15 - Atualizado às 13h25

Andy Griffith, estrela de programas como The Andy Griffith Show e Matlock e ícone da televisão norte-americana, morreu aos 86 anos, segundo revelou um amigo dele à WITN News. Uma equipe de emergência recebeu um chamado da casa do ator em Dare County, na Carolina do Norte, na manhã desta terça, 3.

Como xerife da cidade fictícia Mayberry, Griffith se tornou um dos mais amados personagens da TV nos Estados Unidos, no programa que levava seu nome, que foi ao ar entre 1960 e 1968. Ron Howard, que viria a se tornar diretor posteriormente, fazia o papel do filho dele, Opie.

Nos anos 80, Griffith retornou com destaque como o advogado Ben Matlock, que lhe rendeu um prêmio no People's Choice Awards em 1987.

Antes da carreira na televisão, Griffith estreou no clássico filme Um Rosto na Multidão, de 1957. Seu primeiro trabalho de grande sucesso foi, no entanto, um single de spoken-word chamado “What It Was, Was Football”. Em 2008, ele apareceu no clipe de “Waitin' on a Woman”, do cantor Brad Paisley.

O ator recebeu a Medalha Presidencial da Liberdade (Presidential Medal of Freedom), a maior condecoração dada a um civil nos Estados Unidos, de George W. Bush, em 2005.

televisão Andy the andy griffith show Ben Matlock

Leia também

Ex-namorada acusa Dave Grohl de ser ‘traidor em série’ após revelação de filha fora do casamento


Kylie Minogue anuncia novo álbum e turnê mundial para 2025


Lágrimas no MAM: Arnaldo Antunes e Vitor Araújo estendem parceria em projeto audiovisual


Stevie Wonder promove turnê em estados indecisos sobre as eleições nos EUA


Slipmami lança 2º álbum, 'Até Aqui, Slip Nos Ajudou'; veja


Esposa de Brian May atualiza estado de saúde do guitarrista após derrame