Bobby Womack - AP

Morre aos 70 anos o ícone do soul Bobby Womack

Causa da morte ainda é desconhecida

Rolling Stone EUA Publicado em 27/06/2014, às 21h02 - Atualizado às 23h04

Bobby Womack, o lendário cantor de soul cuja carreira durou sete décadas, morreu nesta sexta-feira, 27, aos 70 anos de idade. Um representante da XL Recordings, gravadora de Womack, confirmou a informação. Contudo, a causa da morte ainda é desconhecida. Filho de dois músicos, Womack começou a carreira no grupo Curtis Womack and the Womack Brothers, formado por ele e seus irmão Curtis, Harry, Friendly, Jr e Cecil. Em 1960, a banda assinou com o selo de Sam Cooke e lançou um punhado de singles com temática gospel. Na ocasião, trocou o nome para The Valentinos e, curiosamente, o primeiro hit dos Rolling Stones, "It's All Over Now", era uma versão de um single deles (composto por Womack).

Bobby Womack: dez músicas para entender o “homem mais corajoso do mundo” .

Após deixar o grupo em 1965, Womack tornou-se um músico de sessão, tocando guitarra em discos de vários artistas antes de lançar seu álbum de estreia, Fly Me to the Moon (1968). Na sequência, o cantor lançou uma série de álbuns de sucesso, entre eles Understanding e Across 110th Street, ambos de 1972, Facts of Life (1973) e Lookin for a Love Again (1974).

Bobby Womack preparava novo disco com participações de Stevie Wonder, Rod Stewart e Snoop Dogg.

Com a morte de seu irmão Harry, em 1974, Womack entrou em um hiato que durou até 1981, quando lançou o hit "If You Think You're Lonely Now". Durante a maior parte da década de oitenta, o cantor lutou contra o vício em drogas, eventualmente, internando-se em centros de reabilitação para dependentes químicos. Uma série de problemas de saúde surgiram, incluindo diabetes, pneumonia, câncer de cólon e os primeiros sinais da doença de Alzheimer, embora não tenha ficado claro se qualquer uma destas doenças tenha contribuído para sua morte.

Famosos lamentam nas redes sociais a morte de Bobby Womack.

Em 2012, Womack retomou sua carreira com o lançamento do álbum The Bravest Man in the Universe, primeiro trabalho em mais de dez anos. Produzido por Damon Albarn e Richard Russell, o disco foi eleito um dos 50 melhores álbuns de 2012 pela revista Rolling Stone EUA. No momento, o músico estava trabalhando em um novo álbum de inéditas, intitulado The Best Is Yet to Come, em parceria com nomes como Stevie Wonder, Rod Stewart e Snoop Dogg.

Bobby Womack revela sofrer de mal de Alzheimer.

Womack foi introduzido ao Hall da fama do Rock and Roll em 2009.

cantor Drogas morte musica Soul alcool bobby womack

Leia também

Slipmami lança 2º álbum, 'Até Aqui, Slip Nos Ajudou'; veja


Gal Costa: Briga por herança chega ao fim com acordo entre viúva e filho


Netflix: Emily em Paris é renovada para 5ª temporada; veja


Quem é o rapper Sean Diddy e por que ele está sendo acusado de crimes graves?


Liniker fará show de abertura em passagem de Lenny Kravitz por São Paulo


Oscar: Conheça os possíveis concorrentes a Melhor Filme Estrangeiro