Músico teve falência múltipla dos órgãos
Rolling Stone EUA Publicado em 28/01/2016, às 23h47 - Atualizado em 29/01/2016, às 13h43
Paul Kantner, guitarrista e integrante que ajudou a fundar o Jefferson Airplane, morreu nesta quinta, 28, após sofrer falência múltipla dos órgãos. De acordo com o jornal San Francisco Chronicle, ele havia sofrido uma parada cardíaca no começo da semana. O músico teve muitos problemas de saúde nos últimos tempos, sendo que já tinha tido uma parada em março do ano passado, segundo o veículo.
Considerado o pai do rock psicodélico, Paul Lorin Kantner nasceu em 17 de março de 1941. Era filho de um caixeiro-viajante e foi enviado à escola militar após a morte da mãe. Encontrou inspiração em livros de ficção científica e no folk, que lhe rendeu a inspiração para largar a faculdade e seguir a carreira musical.
O Jefferson Airplane se uniu após Kantner começar a tocar em um grupo folk com Marty Balin e o vocalista Signe Toly Anderson. Na sequência, foram adicionados o guitarrista Jorma Kaukonen e o baixista Jack Cassidy. O guitarrista Skip Spence foi encaminhado para a bateria por "parecer mais um baterista".
Com a formação completa em 1965, começaram a tocar sons inspirados nos Beatles, blues e baladas. No primeiro ano de carreira, se tornaram a primeira banda de San Francisco a assinar com uma gravadora.
No entanto, o lançamento Jefferson Airplane Takes Off (1966) foi um hit modesto. A sorte mudou quando eles contrataram a modelo e cantora Grace Slick, que tocava com o Great Society. Com a voz poderosa da vocalista, a banda gravou os primeiros grandes hits, definindo o acid rock e o movimento de amor livre, colando adesivos como "Jefferson Airplane Ama Você".
Com o grupo, Kantner se transformou em um dos pioneiros do muito copiado som psicodélico: simples, com reverbs oníricos e guitarras barulhentas. Em poucos anos, emplacou hits como "Somebody to Love" e "White Rabbit". Cinco dos sete álbuns da banda receberam Disco de Ouro, incluindo Surrealistic Pillow (1967) e Crown of Creation (1968).
10 discos psicodélicos lançados em 2015 que você deve ouvir
Quando o JA estava prestes a se separar, no início da década de 1970, Kantner gravou um disco solo, Blows Against the Empire, ao lado de Grace. Eles creditaram o trabalho como Paul Kantner e Jefferson Starship. Curiosamente, o disco foi indicado ao Hugo Award, prêmio de ficção científica. Depois de formalizar a banda como Jefferson Starship, a nova formação acabou tendo mais sucesso comercial do que o Airplane, especialmente com o disco de 1975 Red Octopus.
Kantner deixou o grupo em 1984, mas se juntou a ele novamente em 1992, tendo permanecido na formação até morrer. "Nossas condolências para os amigos, parentes e fãs de Paul Kantner, do Jefferson Airplane", disse um comunicado publicado na página oficial do The Doors no Facebook. "A música não seria a mesma sem os sons do Doors e do Jefferson Airplane, que contribuíram tanto para o som que marcou os anos 1960 e 1970."
Kantner deixou três filhos: Gareth, Alexander e China.
Luigi Mangione enfrenta acusações federais de assassinato e perseguição
Prince e The Clash receberão o Grammy pelo conjunto da obra na edição de 2025
Música de Robbie Williams é desqualificada do Oscar por supostas semelhanças com outras canções
Detonautas divulga agenda de shows de 2025; veja
Filho de John Lennon, Julian Lennon é diagnosticado com câncer
Megan Thee Stallion pede ordem de restrição contra Tory Lanez