Michael Cimino - Briquet Nicolas/AP

Morre aos 77 anos o cineasta Michael Cimino, de O Franco Atirador

O diretor vencedor do Oscar também fez O Ano do Dragão e O Último Golpe, protagonizado por Clint Eastwood

Redação Publicado em 03/07/2016, às 12h30 - Atualizado às 13h11

Morreu aos 77 anos o cineasta Michael Cimino, vencedor do Oscar por O Franco Atirador. A notícia foi confirmada pelo diretor do Festival de Cannes, Thierry Fremaux, que lamentou a perda em um post no Twitter no último sábado, 2. A causa da morte não foi divulgada.

Diretor e roteirista, Cimino assinou ainda O Ano do Dragão e O Último Golpe, protagonizado por Clint Eastwood. O Franco Atirador, de 1978, com Robert De Niro e Meryl Streep, foi vencedor de cinco prêmios Oscar, incluindo os de Melhor Filme e Melhor Diretor.

Apesar de todo o sucesso, o diretor também ficou marcado por um grande fracasso. O western O Portal do Paraíso é tido como um dos piores resultados de bilheteria de todos os tempos, isso depois de ter passado por uma série de problemas e atrasos na produção e ter estourado o orçamento. Com quase quatro horas de duração, o resultado final foi massacrado pela crítica e quase acabou com o estúdio que estava no comando dele, o United Artists. A carreira de Cimino nunca se recuperou totalmente, após esse caso.

oscar cinema Meryl Streep Robert De Niro fracasso Clint Eastwood michael cimino portal do paraiso united artists thierry fremaux franco atirador

Leia também

Blake Lively se pronuncia sobre acusação de assédio contra Justin Baldoni


Luigi Mangione enfrenta acusações federais de assassinato e perseguição


Prince e The Clash receberão o Grammy pelo conjunto da obra na edição de 2025


Música de Robbie Williams é desqualificada do Oscar por supostas semelhanças com outras canções


Detonautas divulga agenda de shows de 2025; veja


Filho de John Lennon, Julian Lennon é diagnosticado com câncer