- Bill Rieflin (Foto: Instagram / Reprodução)

Morre Bill Rieflin, versátil baterista do R.E.M. e King Crimson

O multi-instrumentista também se apresentou com o Nine Inch Nails, KMFDM, Swans e mais

ALTHEA LEGASPI, da Rolling Stone EUA Publicado em 25/03/2020, às 12h12

Ontem, 24, morreu Bill Rieflin, o versátil baterista e multi-instrumentista que se apresentava com bandas como R.E.M., MinistryKing Crimson, aos 59 anos. A causa da morte ainda não foi revelada.

Após recer um telefonema confirmando as notícias, Robert Fripp, fundador do King Crimson, publicou no Facebook: "Bill Rieflin voou deste mundo (...) Voe bem, irmão Bill! Minha vida é imensamente mais rica por conhecê-lo."

"Bill Rieflin era um cavalheiro, um homem gentil. Mas ele sabia como bater num conjunto de tambores", escreveu o baixista do R.E.M., Mike Mills, no Twitter. "Um polímato musical, profundamente inteligente e muito engraçado. Sentirei falta de compartilhar as sombras e as risadas com ele. Palavras não são o suficiente. Descanse em paz, Spill Brieflin."

O baterista Bill Rieflin era mais conhecido por atuar em bandas industriais, como Ministry, Revolting Cocks, Pigface, KMFDM e Swans. Além disso, ele participou do período inicial da banda punk The Tupperwares.

"Hoje, perdemos um artista maravilhoso, um ser humano tremendo e parte integrante dos desenvolvimentos e sucesso do Ministry", publicou a página oficial da banda no Twitter. "Boa viagem, irmão, rumo ao seu próximo show universal."

+++LEIA MAIS: Rock in Rio 2019: Hipnótico, King Crimson dá aula de rock progressivo para o menor público do dia

A versatilidade de Rieflin como baterista e multi-instrumentista, bem como o respeiro que ele conquistou de outros músicos, o levou a contribuir com diversos artistas. Assim, ele atuou como baterista do R.E.M. durante a turnê de 2003 e participou do processo criativo da banda até 2011, quando eles se separaram.

Em 2013, Rieflin se juntou, enfim, ao King Crimson como um dos - muitos - bateristas da banda. Após um breve hiato em 2015, ele retornou aos palcos em 2017 e permaneceu na banda até 2019.

Antes de embarcar na turnê norte-americana do King Crimson em 2017, ele conversou com a Rolling Stone EUA sobre voltar à banda e o novo papel que ele assumiu como tecladista.

“Nesta turnê, eu disse: 'Por queeu  não toco apenas as teclas?' Meu nível de habilidade não é o mais alto, mas sou capaz”, disse ele. "E então eles disseram: 'Sim, claro, faça isso'. Basicamente, eu criei meu próprio trabalho depois que meu anterior foi assumido pelo excepcionalmente capaz Jeremy Stacey. É sem precedentes que eu esteja de volta na banda, e sem precedentes que eu desempenhe um papel completamente diferente."

+++LEIA MAIS: O que os artistas têm feito durante a quarentena?

Ainda como baterista, Rieflin se apresentou com nomes como Peter Murphy, Chris Cornell, Nine Inch Nails, entre outros.

 


+++ CORONAVÍRUS: DEVEMOS REALMENTE CANCELAR SHOWS E EVENTOS?

música notícias morte baterista king crimson r.e.m 59 anos versátil Bill Rieflin

Leia também

Blake Lively se pronuncia sobre acusação de assédio contra Justin Baldoni


Luigi Mangione enfrenta acusações federais de assassinato e perseguição


Prince e The Clash receberão o Grammy pelo conjunto da obra na edição de 2025


Música de Robbie Williams é desqualificada do Oscar por supostas semelhanças com outras canções


Detonautas divulga agenda de shows de 2025; veja


Filho de John Lennon, Julian Lennon é diagnosticado com câncer