- Bruno Covas e o filho Tomás (Foto: Reprodução/Instagram)

Morre Bruno Covas, prefeito de São Paulo, aos 41 anos

O político do PSDB estava internado no Hospital Sírio-Libanês desde 2 de maio para tratamento de câncer

Camilla Millan e Yolanda Reis Publicado em 16/05/2021, às 12h00 - Atualizado às 12h07

Bruno Covas (PSDB), prefeito licenciado de São Paulo, morreu no domingo, 16, no Hospital Sírio-Libanês. O político estava internado desde 2 de maio para tratar uma úlcera. O ferimento é resultado do câncer desenvolvido na região da cárdia, válvula entre estômago e esôfago, e descoberto em outubro de 2019. Ele tinha 41 anos.

Covas, católico, passou os últimos dias sendo ungido na companhia de parentes. O corpo será transferido para uma cerimônia rápida na sede da prefeitura de São Paulo, no Edificício Matarazzo. Depois, segue em cortejo até a Praça Oswaldo Cruz. O enterro será privado, em Santos, onde o prefeito nasceu.

Conforme divulgado pelo G1, desde o agravamento do quadro no começo de maio, Bruno Covas está licenciado do cargo de prefeito de São Paulo. O vice, Ricardo Nunes (MDB) assumiu o comando da prefeitura. O novo governante declara-se católico, e traz ideais conservadores para suas pautas.

+++ LEIA MAIS: Bolsonaro debocha de apoiadora que tenta homenagear o pai morto; assista

Após o diagnóstico de câncer em 2019, Bruno Covas fez quatro meses de quimioterapia e conseguiu frear a doença. No entanto, em abril de 2021, o quadro do prefeito teve complicações. Foi descoberto que o tumor estava em metástase, com novos pontos da doença no fígado e ossos.

Covas chegou a ser internado na UTI (Unidade de Terapia Intensiva), onde foi intubado, mas foi transferido para um leito semi-intensivo. Desde então, os sangramentos continuaram em menor proporção, mas nesta sexta, 14, o quadro do prefeito licenciado piorou.

+++LEIA MAIS: Bolsonaro sobre vacina contra Covid-19: ‘O tempo todo o pessoal enchendo’

Na sexta, 14, o hospital divulgou um boletim médico no qual afirmou o “estado irreversível” de Covas: "O prefeito Bruno Covas segue internado no Hospital Sírio-Libanês recebendo medicamentos analgésicos e sedativos. O quadro clínico é considerado irreversível pela equipe médica. Neste momento, encontra-se no quarto acompanhado de seus familiares."

Histórico 

Bruno Covas Lopes nasceu no dia 7 de abril de 1980 em Santos, litoral paulista. Formou-se em Direito na Universidade de São Paulo e em Economia na Pontifícia Universidade Católica. Assumiu a prefeitura de São Paulo em 6 de abril de 2018, na renúncia de João Dória (PSDB), de quem era vice.

+++LEIA MAIS: Há um ano, Brasil batia 5 mil mortos e Bolsonaro dizia: 'E daí?' - agora são 400 mil

Em 2020, foi eleito prefeito com feito inédito: ganhou em todos os distritos eleitorais no primeiro turno de votações.

Bruno Covas é neto de Mário Covas, ex-governador de São Paulo. Foi casado com Karen Ichiba, com quem teve dois filhos - Tomás Covas Lopes, de 15 anos.

+++LEIA MAIS: Bolsonaro é segundo presidente com maior rejeição - fica atrás apenas de Collor

Covas iniciou a vida política em 1998, ao filiar-se no PSDB. Desde então, atuou como deputado federal, deputado estadual (ambos por São Paulo), secretário de Meio Ambiente de São Paulo foi deputado estadual e secretário estadual de Meio Ambiente de São Paulo.


+++ SUPLA: 'NA ARTE A GENTE TEM QUE SER ESPONTÂNEO' | ENTREVISTA | ROLLING STONE BRASIL

entretenimento notícia política são paulo hospital câncer morre 41 anos prefeito bruno covas

Leia também

Blake Lively se pronuncia sobre acusação de assédio contra Justin Baldoni


Luigi Mangione enfrenta acusações federais de assassinato e perseguição


Prince e The Clash receberão o Grammy pelo conjunto da obra na edição de 2025


Música de Robbie Williams é desqualificada do Oscar por supostas semelhanças com outras canções


Detonautas divulga agenda de shows de 2025; veja


Filho de John Lennon, Julian Lennon é diagnosticado com câncer