Artista estava internada no Hospital Sírio Libanês desde o último dia 19 de fevereiro
Redação Publicado em 08/03/2015, às 23h21 - Atualizado em 12/03/2015, às 12h24
Inezita Barroso, cantora e apresentadora do programa Viola Minha Viola, exibido pela TV Cultura, morreu na noite desde domingo, 8, aos 90 anos. A informação foi confirmada através de uma nota oficial da emissora. A causa da morte, contudo, não foi revelada. Ela deixou uma filha, Marta Barroso, três netas e cinco bisnetos.
Galeria: as 100 primeiras edições publicadas pela Rolling Stone Brasil.
A estrela da música sertaneja estava internada desde o dia 19 de fevereiro no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, após apresentar febre. No último sábado, 7, a TV Cultura divulgou um comunicado em que informou que o estado de saúde da artista, que completou 90 anos, na quarta, 4, era grave.
Morreu na noite deste domingo (8) Inezita Barroso. Descanse em paz, Inezita <3 http://t.co/gcLf1tY6HIpic.twitter.com/73l5GpgNvN
— TV Cultura (@tvcultura) March 9, 2015
Em dezembro de 2014, Inezita foi hospitalizada após sofrer um acidente dentro da casa em que estava hospedada em Campos do Jordão, no interior de São Paulo. À época, ela caiu da cama e apresentava dores nas costas. Desde então, a apresentadora estava afastada do programa Viola Minha Viola.
Nascida em São Paulo no ano de 1925, Inezita Barroso é considerada uma das principais cantoras da música sertaneja brasileira. No começo da carreira, ela trabalhou no rádio e na televisão, além de ter passagens pelo cinema e pelo teatro. Em novembro do último ano, a artista foi eleita para ocupar uma das cadeiras na Academia Paulista de Letras.
Sobre o programa Viola Minha Viola
O programa Viola Minha Viola, da TV Cultura, completa em 2015 a marca de 35 anos de transmissão ininterrupta. É o mais antigo programa musical da TV brasileira. No contexto audiovisual, é também a principal fonte de registro da música caipira e sua evolução recente. Comandado por Inezita Barroso, ele se tornou um templo de resistência e de audiência.
Lista: os 100 maiores momentos da música brasileira.
O palco do programa recebeu os mais relevantes cantores do gênero – em seu início de carreira, no auge ou em suas últimas participações na TV. A história do programa se confunde com a história do próprio gênero nas últimas décadas. As gravações são capazes de registrar a enormidade de grupos folclóricos existentes no país: folias de reis, reisados, batuques, catiras, cururus e repentes.
O Viola Minha Viola recebeu astros como Tonico e Tinoco; João Pacífico; As Galvão; Pedro Bento e Zé da Estrada; Cascatinha e Inhana; Milionário e José Rico; Tião Carreiro e Pardinho; Almir Sater; Daniel; Chitãozinho & Xororó; Renato Teixeira: Sergio Reis, entre muitos outros artistas do cenário musical caipira.
Blake Lively se pronuncia sobre acusação de assédio contra Justin Baldoni
Luigi Mangione enfrenta acusações federais de assassinato e perseguição
Prince e The Clash receberão o Grammy pelo conjunto da obra na edição de 2025
Música de Robbie Williams é desqualificada do Oscar por supostas semelhanças com outras canções
Detonautas divulga agenda de shows de 2025; veja
Filho de John Lennon, Julian Lennon é diagnosticado com câncer