Ela estava enfrentando uma falência renal e com dificuldades para pagar as despesas médicas
Rolling Stone EUA Publicado em 16/02/2016, às 01h02 - Atualizado às 02h40
Vanity, cantora que colaborou com Prince e liderou o grupo Vanity 6, morreu aos 57 anos em um hospital em Fremont, Califórnia, na última segunda, 15.
Ela estava enfrentando uma falência renal nos últimos anos, de acordo com o site TMZ, que divulgou a notícia. A saúde da cantora havia piorado nos últimos tempos e, há quatro meses, ela lançou uma campanha de crowdfunding para pagar as despesas médicas. Ela pediu US$ 50 mil, mas arrecadou menos de US$ 7 mil.
Nascida Denise Katrina Matthews, em 4 de janeiro de 1959, em Ontário, no Canadá, a polêmica Vanity fez uma revolução com alta carga sexual no pop e no R&B no início dos anos 1980. O single de 1982 do Vanity 6 “Nasty Girl”, composto por Prince, chegou ao topo da parada de dance e no top 10 da parada de R&B. Como artista solo, ela teve mais sucessos pop ao longo da década, como "Pretty Mess", "Mechanical Emotion" e "Under the Influence".
Denise, que começou a carreira artística como modelo, conheceu Prince no backstage do American Music Awards, em 1980, e os dois iniciaram uma relação romântica e criativa. "Ele queria que eu me chamasse de 'Vagina'", ela contou à revista People em 1984. "Dizia que assim as pessoas iam me conhecer no país todo. Eu disse: 'Não brinca'".
Ela cantou os backing vocals para ele em "Free", uma faixa do disco de 1982 1999. No mesmo ano, estreou como frontwoman do Vanity 6 no disco homônimo do trio, cuja tracklist era composta de várias faixas feitas por Prince, incluindo "Nasty Girl" e "Drive Me Wild."
Vanity desvinculou sua carreira de Prince em 1984, quando disse à People que “ela precisava de uma pessoa que a amasse, mas ele precisava de mais”. Era para ela coestrelar Purple Rain, mas acabou desistindo com o fim do relacionamento, o que fez com que Prince passasse a trabalhar com uma nova pupila, Apollonia Kotero. Na década seguinte, Prince usou gemidos de Vanity registrados nos anos 1980 para a gravação da faixa de Come "Orgasm".
Depois de Prince, a cantora se envolveu romanticamente com vários rockstars, como Adam Ant, Billy Idol e o baixista do Mötley Crüe Nikki Sixx, de quem ficou noiva.
Aos poucos, durante a décadas seguinte, foi focando mais na carreira de atriz. No meio de tudo isso, ela desenvolveu uma dependência em drogas e passou a fumar crack no início dos anos 1990. Alguns anos depois, se tornou evangélica, após sofrersofrer uma overdose.
Morre Andy Paley, compositor da trilha sonora de Bob Esponja, aos 72 anos
Viola Davis receberá o prêmio Cecil B. DeMille do Globo de Ouro
Jeff Goldblum toca música de Wicked no piano em estação de trem de Londres
Jaqueta de couro usada por Olivia Newton-John em Grease será leiloada
Anne Hathaway estrelará adaptação cinematográfica de Verity de Colleen Hoover
Selena Gomez fala sobre esconder sua identidade antes das audições