Um dos ícones do gênero cinematográfico, Albert Maysles tinha 88 anos de idade
Redação Publicado em 06/03/2015, às 17h00 - Atualizado às 18h03
Um dos ícones do documentário, o cineasta norte-americano Albert Maysles morreu na última quinta-feira, 5, na casa dele, em Manhattan, Nova York. A informação foi confirmada ao The New York Times por um amigo da família de Maysles. Ele tinha 88 anos de idade.
Vinte “Rockumentários”: documentários sobre rock.
Ao lado do irmão David (morto em 1987), Albert chamou atenção inicialmente com a produção de diversos documentários nos anos 1960, com destaque maior para o clássico Gimme Shelter (1970), que retrata a famosa turnê norte-americana dos Rolling Stones feita no ano anterior.
O filme traz todos os bastidores do desastre que ocorreu em um show no festival Altamont Free Concert, em Altamont, na Califórnia. A segurança do local estava sendo feita pelo clube de motociclistas Hells Angels e a celebração terminou em violência, resultando, inclusive, em algumas mortes.
Veja o trailer de Gimme Shelter abaixo.
Outros documentários de destaque são Grey Gardens (1975) – que explora o mundo das irmãs Beale –, Caixeiro-Viajante (1968) – sobre homens que vão de porta em porta tentando vender bíblias extremamente caras a família católicas que não podem pagar – e Quando Éramos Reis (1974) – que retrata “A Luta na Selva”, entre George Foreman e Muhammad Ali.
Os irmãos Maysles foram indicados ao Oscar em 1974 com Christo's Valley Curtain.
Alfa Anderson, vocalista principal do Chic, morre aos 78 anos
Blake Lively se pronuncia sobre acusação de assédio contra Justin Baldoni
Luigi Mangione enfrenta acusações federais de assassinato e perseguição
Prince e The Clash receberão o Grammy pelo conjunto da obra na edição de 2025
Música de Robbie Williams é desqualificada do Oscar por supostas semelhanças com outras canções
Detonautas divulga agenda de shows de 2025; veja