O músico também era conhecido como “Embaixador do Jazz de San José”
Redação Publicado em 14/07/2020, às 16h27
Eddie Gale, trompetista lendário de jazz conhecido pelo trabalho com Sun Ra Arkestra e Cecil Taylor, morreu na última sexta, 10 de julho, aos 78 anos, após uma batalha contra o câncer. As informações são da Consequence of Sound.
+++LEIA MAIS: Morre Keith Tippett, pianista que integrou o King Crimson
Gale nasceu no Brooklyn em 1941 e começou a estudar com o trompetista Kenny Dorham, que participou de sessões ao lado de John Coltrane, Cecil Taylor, Booker Ervin e Larry Jones. Em 1966, Gale tocou no disco de Taylor nomeado Unit Structures, considerado marco do free jazz.
Ainda na década de 1960, Eddie Gale foi apresentado a Sun Ra, ícone do jazz. O trompetista colaborou diversas vezes com o músico e gravou com a banda Sun Ra Arkestra durante os anos de 1960 e 1970.
+++LEIA MAIS: Bill Withers, cantor do clássico 'Ain't no Sunshine', morre aos 81 anos
Além das colaborações, Gale trabalhou em álbuns solos, como o Ghetto Music (1968) e Black Rhythm Happening (1969). No início da década de 1970, o trompetista se mudou para o oeste depois de oferecerem um contrato em formato de residência artística na Universidade de Stanford. O músico se fixou em San Jose, onde passou os anos seguintes ensinando jazz para a comunidade.
Em 1974, o presidente da câmara de San José nomeou Gale “Embaixador do Jazz de San José” e em 2019, o trompetista foi incluído no Black Legends Hall of Fame.
+++ 15 HISTÓRIAS INACREDITÁVEIS (E REAIS) DE OZZY OSBOURNE
Alfa Anderson, vocalista principal do Chic, morre aos 78 anos
Blake Lively se pronuncia sobre acusação de assédio contra Justin Baldoni
Luigi Mangione enfrenta acusações federais de assassinato e perseguição
Prince e The Clash receberão o Grammy pelo conjunto da obra na edição de 2025
Música de Robbie Williams é desqualificada do Oscar por supostas semelhanças com outras canções
Detonautas divulga agenda de shows de 2025; veja