Emílio Santiago no carnaval de Recife - Marcelo Lyra/ Divulgação

Morre Emílio Santiago

Cantor estava internado na CTI do Hospital Samaritano, no Rio de Janeiro, após um acidente vascular cerebral

Redação Publicado em 20/03/2013, às 08h32 - Atualizado em 31/12/2013, às 16h56

Atualizada às 12h26

Morreu nesta quarta, 20, aos 66 anos, o cantor Emílio Santiago, que estava internado desde que sofreu um AVC (acidente vascular cerebral) no dia 7 de março. Emílio estava na UTI (Unidade de Terapia Intensiva) do Hospital Samaritano, no Rio de Janeiro, de acordo com informações do portal

Terra. A causa exata e o horário da morte não foram divulgados e o velório, aberto ao público, acontecerá na Câmara de Vereadores do Rio de Janeiro a partir das 12h desta quarta, 20. Já o enterro será realizado às 11h desta quinta, 21, no Memorial do Carmo, no Caju, na Região Portuária do Rio.

Leia textos das edições anteriores da Rolling Stone Brasil – na íntegra e gratuitamente!

Emílio Santiago nasceu no Rio de Janeiro no dia 6 de dezembro de 1946. Cursou direito na Faculdade Nacional de Direito, mas acabou optando por dar uma chance à grande paixão, que era a música. Grande fã de nomes como Nelson Gonçalves, Cauby Peixoto e João Gilberto, acabou participando de festivais e concursos por sugestão de amigos e, assim, foi conquistando crítica e público.

Gravou seu primeiro compacto, Transas de Amor, em 1973. Dois anos mais tarde fez o primeiro disco, que levou seu nome e tinha composições de Ivan Lins, Jorge Ben Jor e Nelson Cavaquinho. Em 1988, a convite de Roberto Menescal e Heleno Oliveira, gravou o primeiro disco de uma série chamada Aquarela Brasileira, que fez releituras de sucessos da música brasileira.

Seu último álbum de estúdio foi lançado em 2010, se chama Só Danço Samba e é dedicado à obra de Ed Lincoln (Emílio trabalhou como crooner na orquestra de Ed). Dois anos mais tarde o disco ganhou uma versão ao vivo. Ao longo da carreira, Santiago gravou diversos sucessos, entre eles "Saigon", "Lembra de Mim" e "Verdade Chinesa".

joao gilberto Lembra de Mim Emilio santiago Saygon Verdade Chinesa

Leia também

Alfa Anderson, vocalista principal do Chic, morre aos 78 anos


Blake Lively se pronuncia sobre acusação de assédio contra Justin Baldoni


Luigi Mangione enfrenta acusações federais de assassinato e perseguição


Prince e The Clash receberão o Grammy pelo conjunto da obra na edição de 2025


Música de Robbie Williams é desqualificada do Oscar por supostas semelhanças com outras canções


Detonautas divulga agenda de shows de 2025; veja