Margaret Thatcher - AP

Morre a ex-premiê britânica Margaret Thatcher, conhecida como a Dama de Ferro, aos 87 anos

Ela atuou como primeira-ministra do Reino Unido durante 11 anos, de 1979 a 1990, e levou as tropas britânicas para a Guerra das Malvinas, em 1982

Redação Publicado em 08/04/2013, às 09h40 - Atualizado às 15h19

Morreu na manhã desta segunda-feira, 8, a ex-premiê britânica Margaret Thatcher, aos 87 anos. De acordo com a família, segundo informa o The New York Times, ela morreu vítima de um acidente vascular cerebral (AVC).

“É com grande tristeza que Mark e Carol Thatcher anunciam que a mãe deles, a Baronesa Thatcher, morreu em paz depois de um acidente vascular cerebral nesta manhã”, disse o porta-voz da família, Lorde Tim Bell.

Ela estava doente há alguns anos. No fim de 2012, em 20 dezembro, a ex-premiê foi internada para a retirada de um tumor e precisou ser submetida a uma cirurgia na bexiga.

Thatcher foi a primeira-ministra britânica por 11 anos, entre 1979 e 1990. Durante a sua administração, ela ganhou o apelido de “Dama de Ferro”, justamente pela sua forma rígida de governar. Conservadora, ela alterou profundamente o modo com que os britânicos atuavam politica e economicamente, abrindo um grande espaço para a propriedade privada.

Sempre descrente da união europeia, ela também liderou o Reino Unido na Guerra das Malvinas, em 1982.

A Guerra que fez o Rock: o conflito sangrento nas Ilhas Malvinas alterou para sempre a vida dos argentinos e, por consequência, transformou em definitivo a música de protesto do país.

A política dura e rígida de Thatcher inspirou muitas canções de protesto. Morrissey, ex-vocalista do The Smiths, politicamente ativo e crítico ferrenho do governo britânico, dedicou à ex-primeira-ministra a música "Margaret on the Guillotine". O mesmo fizeram Elvis Costello (com "Tramp the Dirt Down"), Pete Wylie ("The Day That Margaret Thatcher Dies") e The Beat ("Stand Down Margaret").

Ela também foi retratada nos cinemas. Em 007 - Somente Para Seus Olhos, filme da franquia de James Bond, da era de Roger Moore, de 1984, ela foi vivida pela atriz escocesa Janet Brown. Já o longa A Dama de Ferro foca inteiramente na primeira-ministra, interpretada por Meryl Streep, em papel com o qual ela ganhou o terceiro Oscar da carreira.

morre Reino Unido AVC Margaret Thatcher dama de ferro primeira-ministra

Leia também

Alfa Anderson, vocalista principal do Chic, morre aos 78 anos


Blake Lively se pronuncia sobre acusação de assédio contra Justin Baldoni


Luigi Mangione enfrenta acusações federais de assassinato e perseguição


Prince e The Clash receberão o Grammy pelo conjunto da obra na edição de 2025


Música de Robbie Williams é desqualificada do Oscar por supostas semelhanças com outras canções


Detonautas divulga agenda de shows de 2025; veja