Morre "Garganta Profunda"

Informante que entregou o caso Watergate aos jornalistas do Washington Post nos anos 70 sofreu falha cardíaca nesta sexta

Da redação Publicado em 19/12/2008, às 15h34

Morreu nesta sexta-feira, 19, W. Mark Felt, agente do FBI que serviu de informante aos jornalistas Bob Woodward e Carl Bernstein no escândalo do caso Watergate, quando integrantes do Partido Republicano, sob o comando do então presidente norte-americano Richard Nixon, invadiram o escritório do Partido Democrata em busca de informações. Ele tinha 95 anos.

Watergate aconteceu em meados dos anos 70, mas a identidade de Felt ficou em sigilo até 2005, quando um jornalista da Vanity Fair desvendou o caso. Por mais de trinta anos, o agente do FBI ganhou um dos mais famigerados apelidos públicos da história, Garganta Profunda, também o nome de um clássico dos filmes pornôs.

De acordo com outro agente do FBI e amigo da família de Felt, o informante morreu devido a uma falha cardíaca, que acarretou em uma parada completa do órgão. Felt deixou no mundo dois filhos e quatro netos. Sua esposa, Aubrey Felt, havia falecido em 1984.

garganta-profunda w-mark-felt

Leia também

Alfa Anderson, vocalista principal do Chic, morre aos 78 anos


Blake Lively se pronuncia sobre acusação de assédio contra Justin Baldoni


Luigi Mangione enfrenta acusações federais de assassinato e perseguição


Prince e The Clash receberão o Grammy pelo conjunto da obra na edição de 2025


Música de Robbie Williams é desqualificada do Oscar por supostas semelhanças com outras canções


Detonautas divulga agenda de shows de 2025; veja