Presidente da Venezuela foi vítima de câncer; vice-presidente Nicolas Maduro confirmou a morte em pronunciamento
Redação Publicado em 05/03/2013, às 19h14 - Atualizado às 20h22
Morreu em Caracas, aos 58 anos, o presidente da Venezuela Hugo Chávez. A informação foi confirmada pelo vice-presidente do país, Nicolás Maduro, em um pronunciamento exibido ao vivo pela TV local. De acordo com Maduro, sucessor político de Chávez, ele morreu nesta terça, 5, às 16h25 (17h55 de Brasília).
Polêmico, o presidente era conhecido por sua crítica ao neoliberalismo e ao governo dos Estados Unidos, se destacando como um dos mais controversos líderes latino-americanos.
Ele foi vítima de um câncer na região pélvica, estava doente há mais de um ano e a morte dele chegou a ser especulada e anunciada erroneamente algumas vezes nas últimas semanas. Chávez lutava contra o câncer desde junho de 2011. Ele passou longos períodos em Cuba, nos últimos tempos, onde se submeteu a tratamentos.
Chávez assumiu o comando da Venezuela em 1999. Em seu governo, nacionalizou empresas privadas e realizou mudanças na Constituição, nas obrigações estatais, além de ter mudado a bandeira e o fuso horário do país (1h30 a menos que o horário de Brasília). Em 2006, foi reeleito com mais de 62% dos votos. Seu terceiro mandato aconteceu depois que foi novamente eleito, em 2012, com 54% dos votos.
Nascido em Sabaneta em 28 de julho de 1954, o político deixa três filhas e um filho.
Alfa Anderson, vocalista principal do Chic, morre aos 78 anos
Blake Lively se pronuncia sobre acusação de assédio contra Justin Baldoni
Luigi Mangione enfrenta acusações federais de assassinato e perseguição
Prince e The Clash receberão o Grammy pelo conjunto da obra na edição de 2025
Música de Robbie Williams é desqualificada do Oscar por supostas semelhanças com outras canções
Detonautas divulga agenda de shows de 2025; veja