Jackie Cooper, pessoa mais nova a receber uma indicação ao Oscar de melhor ator, morreu aos 88 anos - AP

Morre Jackie Cooper

Ator de Superman começou a carreira aos 3 anos e ficou conhecido por ter sido indicado ao Oscar aos 9

Da redação Publicado em 05/05/2011, às 12h56

Morreu na última terça, 3, na Califórnia, o ator Jackie Cooper, aos 88 anos. Conforme informou a agência Reuters, o advogado do artista, Roger Licht, divulgou na última quarta, 4, a notícia de que o artista morreu de causas naturais no lar para idosos onde morava, em Santa Mônica.

Jackie ficou conhecido nos Estados Unidos no início da década de trinta, quando ainda era uma criança e já atuava no cinema. Começou na profissão aos 3 anos e porque sua avó o levava diariamente para os estúdios, na esperança de conseguir algum trabalho para ele como figurante. Essa avó, que ele detestava, chegou ao ponto de fingir que um guarda tinha matado seu cachorro a tiros, em uma ocasião, para fazer com que o jovem Jackie chorasse em uma cena.

Apesar de ter começado com o pé esquerdo na carreira, acabou decolando e, aos 9 anos, foi indicado ao Oscar por seu papel em Skippy (1931). É, até hoje, o ator mais jovem a receber uma indicação ao prêmio na categoria de melhor ator. Já adulto, passou a trabalhar também como produtor de TV e diretor. Ao longo de seus longos anos em Hollywood, namorou Joan Crawford, entre outras estrelas, tendo se casado três vezes.

Atuou em mais de 100 filmes, mas se aposentou no início da década de 90. Seu papel mais memorável é como Perry White, o editor do jornal fictício Planeta Diário, em quatro longas da saga Superman.

superman jackie-cooper

Leia também

Sammy Hagar quer paz com Alex Van Halen: 'Não vou levar isso para o túmulo'


Toto promete 'todos os hits' em apresentações em São Paulo e no Rio de Janeiro


Lenny Kravitz faz show com ar de festival e embala o público com hits em SP


Javier Bardem diz que não queria conhecer irmãos Menendez e 'falar com assassinos'


Modelo processa Kanye West por agressão sexual e estrangulamento


Nando Reis diz que usou drogas durante 30 anos: 'Foi consumindo minha vida'