Autor de O Apanhador no Campo de Centeio morreu aos 91 anos, de causas naturais
Da redação Publicado em 28/01/2010, às 17h59
J.D. Salinger, autor de O Apanhador no Campo de Centeio, morreu nesta quarta-feira, 27. Salinger tinha 91 anos e estava em sua casa, localizada na cidade de Cornish, em New Hampshire. Nesta quinta, 28, em comunicado divulgado pelo representante literário de Salinger, o filho do autor informou que a morte se deu por causas naturais.
Salinger escrevia para adultos, mas os adolescentes sempre se identificaram com os temas abordados no romance, como a alienação, inocência e fantasia. O Apanhador no Campo de Centeio, um dos livros mais lidos na América do Norte, foi lançado na década de 1950, no contexto da Guerra Fria, e contava como protagonista o rebelde Holden Caulfield, que foi expulso de um internato e que, em um fim de semana, passa a refletir sobre sua vida e as situações que viveu em seus poucos 16 anos de idade.
A história de Caulfield exerceu profunda influência em gerações diversas. Mark Chapman, assassino de John Lennon, se via como uma espécie de Holden da sua época - à CIA, após o episódio fatal de 8 de dezembro de 1980, teria declarado: "Leia O Apanhador no Campo de Centeio e você descobrirá porque o fiz. Esse livro é meu argumento". Green Day (com "Who Wrote Holden Caufield?") e Pearl Jam ("In Hiding") já fizeram referências ao personagem.
J.D Salinger era conhecido por ser uma pessoa arredia à exposição, não gostando de dar entrevistas e tirar fotos. No ano passado decidiu processar John David California, pseudônimo do sueco Fredrik Colting, responsável por 60 Years Later: Coming Through the Rye ("60 Anos Depois: Através do Centeio", em tradução livre), uma continuação não-autorizada no clássico.
Justin Baldoni rebate acusações de assédio de Blake Lively: 'Completamente falsas'
Colleen Hoover expressa apoio a Blake Lively em meio a processo contra Justin Baldoni
Alfa Anderson, vocalista principal do Chic, morre aos 78 anos
Blake Lively se pronuncia sobre acusação de assédio contra Justin Baldoni
Luigi Mangione enfrenta acusações federais de assassinato e perseguição
Prince e The Clash receberão o Grammy pelo conjunto da obra na edição de 2025