John Bradbury, baterista do The Specials - Reprodução/Facebook

Morre John Bradbury, baterista do Specials, aos 62 anos de idade

Banda ingelsa misturou reggae, ska e punk, emplacando sete hits consecutivos no top 10 das paradas britânicas

Rolling Stone EUA Publicado em 30/12/2015, às 13h05 - Atualizado às 13h19

John "Brad" Bradbury, o baterista do The Specials e influente força por trás da onda ska 2 tone que tomou o Reino Unido no fim dos anos 1970, teve a morte anunciada na última terça, 29. Segundo o site do jornal britânico The Guardian, ele tinha 62 anos de idade.

Veja as capas das 100 primeiras edições publicadas pela Rolling Stone Brasil.

The Specials anunciou a morte no Twitter, chamando Bradbury de “o maior baterista do mundo”. Em comunicado, a banda ainda acrescentou que “o jeito de tocar de Brad era o centro de poder por trás do Specials, e isso foi visto como parte fundamental da sonoridade 2 tone.”

Formado em Coventry, na Inglaterra, em 1977, o Specials – junto a grupos como Madness e English Beat – foram pioneiros na terceira onda de reggae, que combinou elementos do ska clássico jamaicano com os contemporâneos punk e new wave. O tecladista do Specials, Jerry Dammers, cunhou o termo “2 tone” e, em 1979, fundou a gravadora 2 Tone Records.

Naquele mesmo ano, o Specials lançou o seminal disco autointitulado. Elvis Costello coproduziu o álbum, que rendeu dois hits nas mais tocadas do Reino Unido. Os cinco singles do Specials que deram sequência também figuraram no top 10, incluindo dois deles no topo das paradas: a controversa “Too Much Too Young”, de 1980, e “Ghost Town”, do ano seguinte.

Retrospectiva 2015: artistas e personalidades que perdemos ao longo do ano.

“Ghost Town” também ficou marcado como o último single gravado pelos sete integrantes originais do Specials. Apesar de perder três membros, a banda se reuniu e saiu em turnê como The Specials AKA. Bradbury ficou envolvido com o grupo, mas também formou a própria banda, J.B.'s Allstars, em 1984.

Ao longo das décadas seguintes, Bradbury continuou a tocar bateria, tocando no Special Beat – que reuniu integrantes do Specials e do English Beat – e se apresentando por alguns anos com o Selecter. Em 2008, Bradbury teve um papel crucial na reunião do Specials, saindo em turnê com a banda extensivamente até o último mês de novembro.

música Twitter Reggae ska baterista Punk Hits new wave top 10 brad 1979 62 anos paradas britânicas john "brad" bradbury terça-feira two tone 2 tone records gravad segunda onda de reggae ska jamaicano the specials 2 tone john bradbury

Leia também

Alfa Anderson, vocalista principal do Chic, morre aos 78 anos


Blake Lively se pronuncia sobre acusação de assédio contra Justin Baldoni


Luigi Mangione enfrenta acusações federais de assassinato e perseguição


Prince e The Clash receberão o Grammy pelo conjunto da obra na edição de 2025


Música de Robbie Williams é desqualificada do Oscar por supostas semelhanças com outras canções


Detonautas divulga agenda de shows de 2025; veja