Ele foi uma espécie de segundo pai do artista e, ainda, ajudou a fundar a Andy Warhol Foundation for the Visual Arts, que estabeleceu o museu Andy Warhol
Da redação Publicado em 28/12/2010, às 12h58
Na última sexta, 24, morreu, aos 85 anos, John Warhola, irmão mais velho de Andy Warhol. Conforme informou a agência Associated Press, ele estava internado no Allegheny General Hospital, em Pittsburgh, onde lutava contra uma pneumonia.
John foi um dos fundadores da Andy Warhol Foundation for the Visual Arts, na qual também atuou como vice-presidente por 20 anos. Foi essa organização que abriu o maior museu dos Estados Unidos dedicado a um só artista, o Andy Warhol Museum, localizado em Pittsburgh, na Pensilvânia, em 1994. Sete anos antes, o ícone da pop art havia morrido, aos 58 anos, por causa de complicações decorrentes de uma cirurgia.
John serviu como uma espécie de figura paterna para Andy. Depois que Andrij Warhola, o pai dos irmãos, morreu, em 1942, foi ele quem ficou encarregado de cuidar do caçula e, inclusive, bancou parte de seus estudos na faculdade, onde o renomado artista teve a chance de se aperfeiçoar. De acordo com uma declaração de Donald Warhola, filho de John, ao jornal Pittsburgh Tribune-Review, Andy confiava muito em seu pai que, por sua vez, era muito zeloso com suas responsabilidades na fundação: "Ele tinha muito orgulho de ser vice-presidente e assumiu para valer o papel de historiador", afirmou.
Alfa Anderson, vocalista principal do Chic, morre aos 78 anos
Blake Lively se pronuncia sobre acusação de assédio contra Justin Baldoni
Luigi Mangione enfrenta acusações federais de assassinato e perseguição
Prince e The Clash receberão o Grammy pelo conjunto da obra na edição de 2025
Música de Robbie Williams é desqualificada do Oscar por supostas semelhanças com outras canções
Detonautas divulga agenda de shows de 2025; veja