Ator britânico tinha 81 anos e sofria com problemas decorrentes de nanismo
Redação Publicado em 13/08/2016, às 15h49 - Atualizado às 16h09
O ator britânico Kenny Baker morreu na manhã deste sábado, 13, aos 81 anos. Ele ficou conhecido por interpretar o robô R2-D2 nos seis primeiros filmes da cinessérie Star Wars.
Segundo o site do jornal britânico The Guardian, Baker – que nasceu com nanismo e atingiu 1,15 metro de altura – sofria com problemas no pulmão e estava em cadeira de rodas. "Era algo esperado, mas é triste do mesmo jeito", lamentou a sobrinha dele, Abigail Shield.
LEIA TAMBÉM
Assista à audição que rendeu a Daisy Ridley o papel em Star Wars
MTV Movie Awards 2016: Star Wars se destacou na premiação
[Crítica] Star Wars: O Despertar da Força
Ela também comentou que o ator teve uma vida "longa e bem vivida". "Ele levou muita felicidade às pessoas e nós celebraremos o fato de que ele foi bastante amado ao redor do mundo. Somos todos muito orgulhosos do que ele conquistou em vida", acrescentou.
Baker viveu o querido robô desde 1977, quando o primeiro filme da saga de George Lucas, Star Wars: Episódio IV – Uma Nova Esperança, foi lançado. Ele participou dos dois longas seguintes, Star Wars: Episódio V – O Império Contra-Ataca (1980) e Star Wars: Episódio VI – O Retorno de Jedi (1983), e retornou à franquia na segundo trilogia, entre 1999 e 2005.
Apesar de conhecido pelo papel como R2-D2, Baker aparece em diversos filmes aclamados dos anos 1980, entre eles O Homem Elefante (1980), de David Lynch, Os Bandidos do Tempo (1981), de Terry Gilliam, e Flash Gordon (1980), de Mike Hodges.
Alfa Anderson, vocalista principal do Chic, morre aos 78 anos
Blake Lively se pronuncia sobre acusação de assédio contra Justin Baldoni
Luigi Mangione enfrenta acusações federais de assassinato e perseguição
Prince e The Clash receberão o Grammy pelo conjunto da obra na edição de 2025
Música de Robbie Williams é desqualificada do Oscar por supostas semelhanças com outras canções
Detonautas divulga agenda de shows de 2025; veja