Ator britânico tinha 81 anos e sofria com problemas decorrentes de nanismo
Redação Publicado em 13/08/2016, às 15h49 - Atualizado às 16h09
O ator britânico Kenny Baker morreu na manhã deste sábado, 13, aos 81 anos. Ele ficou conhecido por interpretar o robô R2-D2 nos seis primeiros filmes da cinessérie Star Wars.
Segundo o site do jornal britânico The Guardian, Baker – que nasceu com nanismo e atingiu 1,15 metro de altura – sofria com problemas no pulmão e estava em cadeira de rodas. "Era algo esperado, mas é triste do mesmo jeito", lamentou a sobrinha dele, Abigail Shield.
LEIA TAMBÉM
Assista à audição que rendeu a Daisy Ridley o papel em Star Wars
MTV Movie Awards 2016: Star Wars se destacou na premiação
[Crítica] Star Wars: O Despertar da Força
Ela também comentou que o ator teve uma vida "longa e bem vivida". "Ele levou muita felicidade às pessoas e nós celebraremos o fato de que ele foi bastante amado ao redor do mundo. Somos todos muito orgulhosos do que ele conquistou em vida", acrescentou.
Baker viveu o querido robô desde 1977, quando o primeiro filme da saga de George Lucas, Star Wars: Episódio IV – Uma Nova Esperança, foi lançado. Ele participou dos dois longas seguintes, Star Wars: Episódio V – O Império Contra-Ataca (1980) e Star Wars: Episódio VI – O Retorno de Jedi (1983), e retornou à franquia na segundo trilogia, entre 1999 e 2005.
Apesar de conhecido pelo papel como R2-D2, Baker aparece em diversos filmes aclamados dos anos 1980, entre eles O Homem Elefante (1980), de David Lynch, Os Bandidos do Tempo (1981), de Terry Gilliam, e Flash Gordon (1980), de Mike Hodges.
Morre Andy Paley, compositor da trilha sonora de Bob Esponja, aos 72 anos
Viola Davis receberá o prêmio Cecil B. DeMille do Globo de Ouro
Jeff Goldblum toca música de Wicked no piano em estação de trem de Londres
Jaqueta de couro usada por Olivia Newton-John em Grease será leiloada
Anne Hathaway estrelará adaptação cinematográfica de Verity de Colleen Hoover
Selena Gomez fala sobre esconder sua identidade antes das audições