O artista, que já trabalhou com gente como Elton John, Bob Dylan e Rolling Stones, tinha 74 anos
Rolling Stone EUA Publicado em 13/11/2016, às 16h34 - Atualizado em 14/11/2016, às 14h04
Morreu neste domingo, 13, o cantor, compositor e multi-instrumentista Leon Russell. Ele ganhou reconhecimento nos últimos 50 anos por ter colaborado com gente como Bob Dylan, George Harrison, Rolling Stones e Elton John.
Segundo a informação dada pelo site do músico, ele teria morrido na cidade de Nashville enquanto dormia: "Ele era uma lenda de Tulsa, Oklahoma, que ao longo das últimas cinco décadas tocou um boogie sulista altamente influenciado pelo gospel, blues, rock e country."
Elton John, que colaborou com Russell em 2010 no disco The Union, homenageou o cantor e compositor pelo Instagram. "Meu querido Leon Russell foi embora ontem à noite. Ele foi um mentor e uma inspiração para mim", escreveu o pianista britânico. "Graças a Deus nós nos reunimos e fizemos The Union. Ele resgatou a sua reputação e se sentiu completo. Eu o amava e sempre amarei."
Uma foto publicada por Elton John (@eltonjohn) a
Indicado ao Hall da Fama do Rock e também ao Hall da Fama dos Compositores, Russel precisou lidar com uma série de problemas de saúde nos últimos anos, entre eles uma cirurgia cerebral e um ataque cardíaco em julho deste ano, que necessitou de uma intervenção cirúrgica.
Nascido Claude Russell Bridges no ano de 1942, em Tulsa, Oklahoma, o músico começou a tocar em casas noturnos quando ainda era adolescente. Já no ensino médio, Russell formou a banda Starlighters, que acompanhou Jerry Lee Lewis durante uma turnê.
Aos 17 anos, Russell se mudou para Los Angeles. Na cidade californiana, o cantor e compositor se tornou um dos músicos mais requisitados, endo trabalhado com gente como The Byrds, Herb Albert e Phil Spector. Como um dos membro da equipe de Spector, Russell tocou teclado nas canções "Be My Baby" e "River Deep – Mountain High", do grupo Ronettes e da dupla Ike & Tina Turner, respectivamente.
Apelidado de "O Mestre do Espaço e Tempo", Russell começou a gravar canções próprias em 1968, sendo o disco Look Inside the Asylum Choir, registrado a quatro mãos com Marc Benno, o primeiro trabalho autoral do músico.
Dois anos depois, ele lançou Leon Russell, o primeiro LP solo. O álbum continha a faixa "A Song For You", que foi regravada por artistas notáveis como Andy Williams, Donny Hathaway, The Carpenters, The Temptations, Willie Nelson e Ray Charles. A versão de Charles venceu, em 1993, o Grammy na categoria Melhor Performance de Vocal Masculino de R&B. Em 2005, o dueto de Herbie Hancock e Christina Aguillera reinterpretando a canção também rendeu uma indicação ao prêmio.
Russell também produziu as músicas "Watching the River Flow" e "When I Paint My Masterpiece", de Bob Dylan. Ao longo da vida, ele trabalhou com diversos artistas, como Frank Sinatra, Rolling Stones, George Harrison, Rico Starr, Beach Boys, Sam Cooke, The Gap Band e Willie Nelson, que se tornou um dos amigos mais próximos dele.
Blake Lively se pronuncia sobre acusação de assédio contra Justin Baldoni
Luigi Mangione enfrenta acusações federais de assassinato e perseguição
Prince e The Clash receberão o Grammy pelo conjunto da obra na edição de 2025
Música de Robbie Williams é desqualificada do Oscar por supostas semelhanças com outras canções
Detonautas divulga agenda de shows de 2025; veja
Filho de John Lennon, Julian Lennon é diagnosticado com câncer