O ator Martin Landau - AP

Morre Martin Landau, vencedor do Oscar por Ed Wood

Ator que tinha 89 anos trabalhou em outros filmes icônicos, como Intriga Internacional, de Alfred Hitchcock, e Crimes e Pecados, de Woody Allen

Rolling Stone EUA Publicado em 17/07/2017, às 11h29 - Atualizado às 11h59

Martin Landau, ator que ganhou o Oscar pela atuação em Ed Wood (1994) e trabalhou em Crimes e Pecados (1989), Intriga Internacional (1959) e na série Missão Impossível, ao longo de uma carreira de quase 50 anos, morreu no último sábado, 15. Landau tinha 89 anos.

“Complicações inesperadas durante um curto período de hospitalização” causaram a morte do ator, de acordo com informações do The Hollywood Reporter. Landau estava internado no UCLA Medical Center, em Los Angeles, nos Estados Unidos.

Carreira

O artista passou cinco anos como cartunista na cidade natal dele, Nova York, nos Estados Unidos, antes de começar a atuar. Em 1959, estreou no clássico Intriga Internacional, dirigido por Alfred Hitchcock.

Com muitos filmes e séries no portfólio, Landau também trabalhou como professor de atuação, e teve Jack Nicholson entre os alunos. Em 1988, foi indicado pela primeira vez ao Oscar de Melhor Ator Coadjuvante pela atuação em Tucker: Um Homem e seu Sonho, de Francis Ford Coppola.

O longa fez com que fosse escalado por Woody Allen para um dos papéis principais de Crimes e Pecados. Cinco anos depois, após duas indicações, venceu o Oscar de Melhor Ator Coadjuvante pela brilhante interpretação em Ed Wood, de Tim Burton.

Nos 20 anos seguintes, Landau apareceu em produções como Arquivo X: O Filme (1988), Cartas na Mesa (1998) e Cine Majestic (2001). Fora do cinema, teve papéis em séries como Desaparecidos e Entourage: Fama e Amizade, que lhe renderam indicações ao Emmy como Melhor Ator Convidado.

tim burton cinema morte Johnny Depp morre woody allen julho alfred hitchcock hitchcock 2017 dracula ed wood intriga internacional atores mortos 2017 martin landau crimes e pecados

Leia também

Blake Lively se pronuncia sobre acusação de assédio contra Justin Baldoni


Luigi Mangione enfrenta acusações federais de assassinato e perseguição


Prince e The Clash receberão o Grammy pelo conjunto da obra na edição de 2025


Música de Robbie Williams é desqualificada do Oscar por supostas semelhanças com outras canções


Detonautas divulga agenda de shows de 2025; veja


Filho de John Lennon, Julian Lennon é diagnosticado com câncer