Autor de Veias Abertas da América Latina, o ensaísta tratava de complicações decorrentes de um câncer
Redação Publicado em 13/04/2015, às 10h34 - Atualizado às 11h50
Morreu nesta segunda-feira, 13, o escritor uruguaio Eduardo Galeano. Segundo o site The Huffington Post, o ensaísta de 74 anos estava internado em um hospital em Montevidéu desde a última sexta-feira, 10, onde tratava das complicações de um câncer no pulmão, curado em 2007.
Banidos, proibidos e queimados na fogueira
Nascido em 3 de setembro de 1940, o escritor começou a trabalhar como jornalista, transitando posteriormente pelos mais diversos gêneros literários, como o ensaio, a narrativa, a ficção e a poesia.
Através de As Veias Abertas da América Latina, Galeano contribuiu imensamente para discussões acerca dos desafios sociais e políticos do continente, denunciando o histórico de opressão e sofrimento desses países. A obra foi traduzida para dezenas idiomas. Outro sucesso do autor é a trilogia Memória do Fogo, que recebeu em 1989 o prêmio American Book.
As melhores e piores adaptações de livros para o cinema
Em 1973, após o golpe militar no Uruguai, Galeano foi preso, exilando-se na Argentina para livrar-se da condição do cárcere. No território vizinho, chegou a lançar a obra Crisis, entretanto, o golpe liderado pelo general argentino Jorge Videla, em 1976, colocou o escritor entre os perseguidos políticos do regime deste país.
Com o nome citado nas listas do esquadrões da morte de Videla, responsáveis pela execução de opositores políticos, Galeano viu-se obrigado a mudar para Espanha. O ensaísta voltaria ao Uruguai apenas em 1985, durante o processo de redemocratização do país, vivendo em Montevidéu até a morte.
Após o fim das ditaduras latino-americanas, Galeano foi reconhecido como um dos mais importantes escritores do continente, sendo declarado Cidadão Ilustre pelo Comitê de Representantes Permanentes do Mercosul.
Alfa Anderson, vocalista principal do Chic, morre aos 78 anos
Blake Lively se pronuncia sobre acusação de assédio contra Justin Baldoni
Luigi Mangione enfrenta acusações federais de assassinato e perseguição
Prince e The Clash receberão o Grammy pelo conjunto da obra na edição de 2025
Música de Robbie Williams é desqualificada do Oscar por supostas semelhanças com outras canções
Detonautas divulga agenda de shows de 2025; veja