- Zé do Caixão em cena de Ritual dos Sádicos (1960) (Foto: Reprodução)

Morre o José Mojica Marins, o rei do cinema de terror brasileiro Zé do Caixão

Ator e cineasta, Mojica morreu aos 83 anos devido a uma broncopneumonia

Redação Publicado em 19/02/2020, às 18h33

José Mojica Martins morreu nesta quarta, 19, em São Paulo. O cineasta, conhecido como Zé do Caixão, estava internado no hospital Sancta Maggiore devido a uma broncopneumonia. A informação foi confirmada por Liz Marins, filha dele, à Folha

+++LEIA MAIS: 18 filmes de terror na Netflix para assistir de luz acesa: de Corra! a Poltergeist

O astro, considerado um dos maiores cineastas da história do Brasil e rei do cinema de terror nacional, morreu aos 83 anos. Mojica alcançou o sucesso principalmente com o papel de Zé do Caixão, personagem introduzido às telonas em 1963 com o lançamento do terror À Meia-Noite Levarei Sua Alma, também dirigido por Mojica.

O longa recebeu diversos prêmios, como o L'Ecran Fantastique, Prêmio Tiers Monde da imprensa na Convention du Cinema Fantastique e Prêmio Especial no Festival de Cine Fantástico y de Terror de Sitges. Em 2015, À Meia-Noite Levarei Sua Alma entrou na lista feita pela Associação Brasileira de Críticos de Cinema (Abraccine) dos 100 melhores filmes brasileiros de todos os tempos.

+++ LEIA MAIS: O Grito, Convenção das Bruxas e mais: os 5 remakes mais esperados para 2020 [LISTA]

José Mojica Marins dirigiu cerca de 40 filmes nacionais, além de ter participado de 29 produções como ator. Além de À Meia-Noite Levarei Sua Alma, o cineasta produziu diversos filmes premiados, como Ritual dos Sádicos (O Despertar da Besta), de 1969, e Encarnação do Demônio(2008). 

Além do protagonismo no cinema nacional, Mojica tentou iniciar carreira política em 1982. Na época, ele se candidatou a deputado federal pelo PTB, apoiando Jânio Quadros como governador de São Paulo.

+++ LEIA MAIS: Explicamos o final confuso de ‘Os Órfãos’, novo filme de terror com Finn Wolfhard

Na lista de propostas do candidato estava a liberação do jogo de bicho e a regulamentação da prostituição, entre outros assuntos menos espinhosos para um país que vivia o fim de um regime ditatorial. Mesmo com comícios lotados em diversas regiões da cidade, Mojica não passou dos 1.228 votos, ficando em 256º lugar entre 278 candidatos.


+++ SESSION ROLLING STONE: RUBEL TOCA MANTRA

notícia cinema Terror cineasta morre zé do caixão José Mojica Martins

Leia também

Morre Andy Paley, compositor da trilha sonora de Bob Esponja, aos 72 anos


Viola Davis receberá o prêmio Cecil B. DeMille do Globo de Ouro


Jeff Goldblum toca música de Wicked no piano em estação de trem de Londres


Jaqueta de couro usada por Olivia Newton-John em Grease será leiloada


Anne Hathaway estrelará adaptação cinematográfica de Verity de Colleen Hoover


Selena Gomez fala sobre esconder sua identidade antes das audições