Artista de 71 anos participou do movimento alemão Krautrock entre os anos 1960 e 1970
Rolling Stone EUA Publicado em 21/07/2015, às 10h34 - Atualizado às 11h10
O tecladista suíço Dieter Moebius, gigante do gênero da música eletrônica, morreu nesta segunda-feira, 20, aos 71 anos, confirmou pelo Facebook Michael Rother, companheiro dele no grupo Harmonia. Não foram dados detalhes sobre a causa da morte.
Moebius, Hans-Joachim Roedelius e Conrad Schnitzler, do Tangerine Dream, se juntaram em 1969 para formar o Kluster. Depois da saída de Schnitzler, em 1971, a dupla passou a se chamar Cluster.
Como boa parte das bandas experimentais do Krautrock alemão das décadas de 1960 e 1970, o duo inicialmente trabalhou com dissonâncias, até passar para repetições e as chamadas batidas motorik. Eles também tocaram com Rother no projeto Harmonia, lançando três álbuns. Em 1976, o Cluster produziu o álbum Soweisoso, considerado um marco do gênero.
Ao longo dos anos, Moebius e Roedelius fizeram parcerias com muitos dos talentos do Krautrock, como o engenheiro de som Conny Plank, o baixista Holger Czukay, do Can, e o baterista Mani Neumeier, do Guru Guru.
A dupla gravou algo pela última vez em 2009, quando saiu o disco Qua. Moebius lançou, além disso, mais de uma dúzia de álbuns solo. O mais recente deles, Nidemonex, é de 2014.
Blake Lively se pronuncia sobre acusação de assédio contra Justin Baldoni
Luigi Mangione enfrenta acusações federais de assassinato e perseguição
Prince e The Clash receberão o Grammy pelo conjunto da obra na edição de 2025
Música de Robbie Williams é desqualificada do Oscar por supostas semelhanças com outras canções
Detonautas divulga agenda de shows de 2025; veja
Filho de John Lennon, Julian Lennon é diagnosticado com câncer