Ray Dolby - Ryan Miller / AP

Morre Ray Dolby, criador do Dolby System

Fundador da Dolby Laboratories estava com 80 anos e sofria de mal de Alzheimer

Redação Publicado em 13/09/2013, às 13h47 - Atualizado às 13h57

O sobrenome de Ray Dolby é bastante familiar aos frequentadores de cinema. Isto porque foi ele quem criou o sistema de som conhecido como “surround”, que inovou salas de todo o mundo. E este é um dos legados que ele deixa com sua morte nesta quinta, 12.

Dolby estava com 80 anos e sofreu com um mal de Alzheimer durante os últimos anos. Eles estava em São Francisco e teve morte noticiada pela própria empresa, a Dolby Laboratories, em comunicado oficial. “Ray Dolby fundou a empresa com o compromisso de criar valores através da inovação e uma fé apaixonada que se você investir em pessoas e dar a eles as ferramentas para o sucesso elas vão criar grandes coisas. Os ideais de Ray continuarão a ser uma fonte de inspiração e motivação para todos nós”, disse Kevin Yeaman, chefe executivo da companhia.

Antes de ter sua própria empresa, Dolby trabalhou na Ampex e comandou a equipe responsável pelo primeiro aparelho de gravação em videotape. Em 1965 ele fundou a Dolby Laboratories e durante os anos registrou mais de 50 patentes. Seu trabalho rendeu prêmios no Oscar, no Grammy e no Emmy.

cinema morte óbito dolby system ray dolby

Leia também

Alfa Anderson, vocalista principal do Chic, morre aos 78 anos


Blake Lively se pronuncia sobre acusação de assédio contra Justin Baldoni


Luigi Mangione enfrenta acusações federais de assassinato e perseguição


Prince e The Clash receberão o Grammy pelo conjunto da obra na edição de 2025


Música de Robbie Williams é desqualificada do Oscar por supostas semelhanças com outras canções


Detonautas divulga agenda de shows de 2025; veja