Desenhista nascido no Rio Grande do Sul tinha 77 anos e vivia em Pelotas, com a esposa
Redação Publicado em 31/10/2013, às 19h05 - Atualizado às 19h08
Morreu na noite de quarta-feira, 30, o ilustrador Renato Canini. O desenhista, que tinha 77 anos, foi o responsável por transformar o visual do personagem Zé Carioca, da Walt Disney, em algo mais brasileiro.
A notícia foi divulgada pelo jornal Diário Popular, veiculado na cidade onde ele morava, em Pelotas, no Rio Grande do Sul. O enterro seria nesta quinta-feira, 31, às 16h.
Canini foi ilustrador da editora Abril, que na época publicava as revistas da Disney, e acabou sendo o responsável por abrasileirar o personagem criado pela empresa para representar o Brasileiro. Sob o traço dele, Zé Carioca trocou o paletó e a gravata por uma camiseta mais despojada.
O desenhista nasceu em Piraí (RS) e começou a carreira aos 21 anos. Além de trabalhar na editora Abril, ele também colaborou com outras publicações, como a revista Cacique, o Jornal do Brasil, e no Pasquim.
Em 2003, ele foi homenageado pelo troféu HQ Mix e recebeu o título de Grande Mestre do quadrinho brasileiro. Canini deixa a esposa, Maria de Lourdes Martins Canini. O casal não tinha filhos.
Nando Reis diz que usou drogas durante 30 anos: 'Foi consumindo minha vida'
Morre Andy Paley, compositor da trilha sonora de Bob Esponja, aos 72 anos
Viola Davis receberá o prêmio Cecil B. DeMille do Globo de Ouro
Jeff Goldblum toca música de Wicked no piano em estação de trem de Londres
Jaqueta de couro usada por Olivia Newton-John em Grease será leiloada
Anne Hathaway estrelará adaptação cinematográfica de Verity de Colleen Hoover