Desenhista nascido no Rio Grande do Sul tinha 77 anos e vivia em Pelotas, com a esposa
Redação Publicado em 31/10/2013, às 19h05 - Atualizado às 19h08
Morreu na noite de quarta-feira, 30, o ilustrador Renato Canini. O desenhista, que tinha 77 anos, foi o responsável por transformar o visual do personagem Zé Carioca, da Walt Disney, em algo mais brasileiro.
A notícia foi divulgada pelo jornal Diário Popular, veiculado na cidade onde ele morava, em Pelotas, no Rio Grande do Sul. O enterro seria nesta quinta-feira, 31, às 16h.
Canini foi ilustrador da editora Abril, que na época publicava as revistas da Disney, e acabou sendo o responsável por abrasileirar o personagem criado pela empresa para representar o Brasileiro. Sob o traço dele, Zé Carioca trocou o paletó e a gravata por uma camiseta mais despojada.
O desenhista nasceu em Piraí (RS) e começou a carreira aos 21 anos. Além de trabalhar na editora Abril, ele também colaborou com outras publicações, como a revista Cacique, o Jornal do Brasil, e no Pasquim.
Em 2003, ele foi homenageado pelo troféu HQ Mix e recebeu o título de Grande Mestre do quadrinho brasileiro. Canini deixa a esposa, Maria de Lourdes Martins Canini. O casal não tinha filhos.
Alfa Anderson, vocalista principal do Chic, morre aos 78 anos
Blake Lively se pronuncia sobre acusação de assédio contra Justin Baldoni
Luigi Mangione enfrenta acusações federais de assassinato e perseguição
Prince e The Clash receberão o Grammy pelo conjunto da obra na edição de 2025
Música de Robbie Williams é desqualificada do Oscar por supostas semelhanças com outras canções
Detonautas divulga agenda de shows de 2025; veja