- Rita Lee (Foto: Reprodução / OGlobo)

Morre Rita Lee, rainha do rock brasileiro, aos 75 anos

Rita Lee foi diagnosticada com câncer de pulmão em 2021 e vinha fazendo tratamentos contra a doença. Cantora faleceu na noite de segunda-feira (8)

Redação Publicado em 09/05/2023, às 11h05 - Atualizado às 11h35

Rita Lee, uma das maiores cantoras e compositoras da história da música brasileira, morreu na noite desta segunda-feira (8), aos 75 anos. Ela foi diagnosticada com câncer de pulmão em 2021 e entrou em remissão da doença em abril deste ano. Em fevereiro deste ano, foi novamente internada às pressas no Hospital Albert Einstein para exames de monitoramentos e os efeitos colaterais do tratamento. 

Comunicamos o falecimento de Rita Lee, em sua residência, em São Paulo, capital, no final da noite de ontem, cercada de todo o amor de sua família, como sempre desejou".

O velório será aberto ao público, no Planetário do Parque Ibirapuera, na quarta-feira (10), das 10h às 17h.

+++LEIA MAIS: Rita Lee homenageia personagem fictícia Daisy Jones: 'Loucura olhar pra trás e ver tudo que temos em comum'

 

Padroeira da Liberdade

Rita Lee foi um dos maiores nomes da música brasileira. Embora fosse conhecida como a Rainha do Rock, a artista declarou à Rolling Stone Brasil que achava o termo cafona. De fato, seu trabalho superou gêneros musicais, temporalidade e estigmas da sociedade.

 

Rita flertou com diversos estilos, passando pela bossa nova e a psicodelia, para se consolidar como uma das referências a partir dos anos 1970. Ao lado de Arnaldo Baptista e Sérgio Dias esteve na banda Os Mutantes, onde foi vocalista até 1972, quando o grupo decidiu seguir por outros rumos sonoros.

Entre 1973 e 1978, Rita tocou na banda Tutti Frutti, que teve projetos atrapalhados pela ditadura militar em vigência no Brasil. Sob orientação da gravadora, passaram a assinar como “Rita Lee & Tutti-Frutti” e lançaram disco de estreia Atrás do Porto Tem uma Cidade (1974).

+++LEIA MAIS: Rita Lee é homenageada no Grammy Latino 2022

Ainda durante o período, lançou álbuns aclamados como Fruto Proibido (1975), com os hits “Agora Só Falta Você" e "Ovelha Negra," e Entradas e Bandeiras (1976). Em 1976, Lee conheceu o músico Roberto de Carvalho, com quem estabeleceu relacionamento profissional e romântico, que perdurou até os últimos momentos de sua vida.

Com Carvalho lançou seu disco autointitulado, também conhecido como Mania de Você (1979) justamente pela faixa com o mesmo nome. Em 1980, disponibilizou outro disco autointitulado, com o sucesso "Lança Perfume.”

+++ LEIA MAIS: BenzaRita! Rita Lee recebe homenagem de 9 cantoras brasileiras

Após breve separação profissional de Carvalho, quando fez a turnê Bossa 'n' Roll e lançou disco focado em rock, Rita retomou a parceria. Até o final da década de 1990 ainda construiu novos projetos, incluindo o Acústico MTV, que conta com as parcerias de peso de Cássia Eller, Paula Toller, Titãs e Milton Nascimento. Nos anos 2010, a cantora fez os últimos shows da carreira.

+++ LEIA MAIS: Manu Gavassi homenageia Rita Lee cantando 'Fruto Proibido' no Acústico MTV

Em novembro de 2022, Rita Lee foi a capa digital da Rolling Stone Brasil, quando estava prestes a receber o Lifetime Achievement Award, prêmio pelo conjunto de sua obra artística dado pelo Grammy Latino - uma conquista a mais para a cantora, que somou oito indicações e duas vitórias na premiação.

Na entrevista, Rita abordou diversos assuntos, incluindo comentários sobre seu título de Rainha do Rock: “Gosto mais de ser chamada de ‘padroeira da liberdade’ do que ‘rainha do rock’, que acho um tanto cafona…”. A preferência por Padroeira da Liberdade surge como homenagem à batalha travada contra as tentativas de censura pela ditadura militar, que proibiu discos da artista. Parte dos documentos da época foram expostos no MIS em 2022.

música notícia rock MPB falecimento Rita Lee

Leia também

Alfa Anderson, vocalista principal do Chic, morre aos 78 anos


Blake Lively se pronuncia sobre acusação de assédio contra Justin Baldoni


Luigi Mangione enfrenta acusações federais de assassinato e perseguição


Prince e The Clash receberão o Grammy pelo conjunto da obra na edição de 2025


Música de Robbie Williams é desqualificada do Oscar por supostas semelhanças com outras canções


Detonautas divulga agenda de shows de 2025; veja