Rita Lee foi diagnosticada com câncer de pulmão em 2021 e vinha fazendo tratamentos contra a doença. Cantora faleceu na noite de segunda-feira (8)
Redação Publicado em 09/05/2023, às 11h05 - Atualizado às 11h35
Rita Lee, uma das maiores cantoras e compositoras da história da música brasileira, morreu na noite desta segunda-feira (8), aos 75 anos. Ela foi diagnosticada com câncer de pulmão em 2021 e entrou em remissão da doença em abril deste ano. Em fevereiro deste ano, foi novamente internada às pressas no Hospital Albert Einstein para exames de monitoramentos e os efeitos colaterais do tratamento.
Comunicamos o falecimento de Rita Lee, em sua residência, em São Paulo, capital, no final da noite de ontem, cercada de todo o amor de sua família, como sempre desejou".
O velório será aberto ao público, no Planetário do Parque Ibirapuera, na quarta-feira (10), das 10h às 17h.
Rita Lee foi um dos maiores nomes da música brasileira. Embora fosse conhecida como a Rainha do Rock, a artista declarou à Rolling Stone Brasil que achava o termo cafona. De fato, seu trabalho superou gêneros musicais, temporalidade e estigmas da sociedade.
Rita flertou com diversos estilos, passando pela bossa nova e a psicodelia, para se consolidar como uma das referências a partir dos anos 1970. Ao lado de Arnaldo Baptista e Sérgio Dias esteve na banda Os Mutantes, onde foi vocalista até 1972, quando o grupo decidiu seguir por outros rumos sonoros.
Entre 1973 e 1978, Rita tocou na banda Tutti Frutti, que teve projetos atrapalhados pela ditadura militar em vigência no Brasil. Sob orientação da gravadora, passaram a assinar como “Rita Lee & Tutti-Frutti” e lançaram disco de estreia Atrás do Porto Tem uma Cidade (1974).
+++LEIA MAIS: Rita Lee é homenageada no Grammy Latino 2022
Ainda durante o período, lançou álbuns aclamados como Fruto Proibido (1975), com os hits “Agora Só Falta Você" e "Ovelha Negra," e Entradas e Bandeiras (1976). Em 1976, Lee conheceu o músico Roberto de Carvalho, com quem estabeleceu relacionamento profissional e romântico, que perdurou até os últimos momentos de sua vida.
Com Carvalho lançou seu disco autointitulado, também conhecido como Mania de Você (1979) justamente pela faixa com o mesmo nome. Em 1980, disponibilizou outro disco autointitulado, com o sucesso "Lança Perfume.”
+++ LEIA MAIS: BenzaRita! Rita Lee recebe homenagem de 9 cantoras brasileiras
Após breve separação profissional de Carvalho, quando fez a turnê Bossa 'n' Roll e lançou disco focado em rock, Rita retomou a parceria. Até o final da década de 1990 ainda construiu novos projetos, incluindo o Acústico MTV, que conta com as parcerias de peso de Cássia Eller, Paula Toller, Titãs e Milton Nascimento. Nos anos 2010, a cantora fez os últimos shows da carreira.
+++ LEIA MAIS: Manu Gavassi homenageia Rita Lee cantando 'Fruto Proibido' no Acústico MTV
Em novembro de 2022, Rita Lee foi a capa digital da Rolling Stone Brasil, quando estava prestes a receber o Lifetime Achievement Award, prêmio pelo conjunto de sua obra artística dado pelo Grammy Latino - uma conquista a mais para a cantora, que somou oito indicações e duas vitórias na premiação.
Na entrevista, Rita abordou diversos assuntos, incluindo comentários sobre seu título de Rainha do Rock: “Gosto mais de ser chamada de ‘padroeira da liberdade’ do que ‘rainha do rock’, que acho um tanto cafona…”. A preferência por Padroeira da Liberdade surge como homenagem à batalha travada contra as tentativas de censura pela ditadura militar, que proibiu discos da artista. Parte dos documentos da época foram expostos no MIS em 2022.
Viola Davis receberá o prêmio Cecil B. DeMille do Globo de Ouro
Jeff Goldblum toca música de Wicked no piano em estação de trem de Londres
Jaqueta de couro usada por Olivia Newton-John em Grease será leiloada
Anne Hathaway estrelará adaptação cinematográfica de Verity de Colleen Hoover
Selena Gomez fala sobre esconder sua identidade antes das audições
Liam Payne: Harry Styles, Zayn Malik, Louis Tomlinson e Niall Horan se despedem do ex-One Direction em funeral