Seja como treinador, jogador ou coordenador técnico, Zagallo fez história no futebol mundial; ele foi campeão de quatro Copas do Mundo
Felipe Grutter (@felipegrutter) Publicado em 06/01/2024, às 09h18
Uma das maiores lendas da história do futebol mundial, seja como jogador, treinador ou coordenador técnico, Mário Jorge Lobo Zagallo, mais conhecido apenas como Zagallo, morreu aos 92 anos às 23h40 desta sexta, 5, em decorrência de falência múltipla dos órgãos, causada por progressão de comorbidades que ele já tinha. As informações são do ge.
Vale lembrar como Zagallo é a única pessoa da história a participar de quatro títulos da Copa do Mundo. Como jogador, ele foi campeão em 1958 e 1962. Como técnico, levou em 1970, enquanto como coordenador técnico venceu em 1994. Ele também comandou a Seleção Brasileira em outras duas ocasiões: 1974 e 1998, e voltou a ser coordenador em 2006.
+++LEIA MAIS: Rei do Futebol, Pelé já parou uma guerra enquanto jogava no Santos
Em publicação feita nas redes sociais, a equipe de Zagallo confirmou a notícia e escreveu uma nota de pesar. "É com enorme pesar que informamos o falecimento de nosso eterno tetracampeão mundial Mario Jorge Lobo Zagallo," afirmou. "Um pai devotado, avô amoroso, sogro carinhoso, amigo fiel, profissional vitorioso e um grande ser humano. Ídolo gigante. Um patriota que nos deixa um legado de grandes conquistas."
Agradecemos a Deus pelo tempo que pudemos conviver com você e pedimos ao Pai que encontremos conforto nas boas lembranças e no grande exemplo que você nos deixa.
Nascido em Maceió, Alagoas, no dia 9 de agosto de 1931, Mário Jorge Lobo Zagallo e família se mudaram para o Rio de Janeiro quando ele era muito jovem. Começou a carreira como jogador de futebol na base do América Futebol Clube.
+++LEIA MAIS: Rei do Futebol: Relembre quantas vezes Pelé ganhou a Copa do Mundo
Apesar de já ser jogador de futebol, quando aconteceu a Copa do Mundo 1950 no Brasil, Zagallo não participou como jogador. Ele trabalhou como integrante da Polícia do Exército no primeiro mundial dele, e foi designado para ficar nas arquibancadas do Maracanã na final, quando a Seleção Brasileira foi derrotada pelo Uruguai.
Então, duas Copas do Mundo depois, Zagallo era destaque no Flamengo e foi convocado pelo técnico Vicente Feola a fazer parte da delegação brasileira. Conquistada pelo Brasil, a Copa do Mundo 1958 foi disputada na Suécia. Na edição seguinte do campeonato, com Zagallo novamente no elenco, a Seleção conquistou o título no Chile.
+++LEIA MAIS: 5 músicas que homenageiam Pelé, de Caetano Veloso a Jorge Ben Jor [LISTA]
Não apenas Copa do Mundo, mas Zagallo também conquistou torneios como Taça do Atlântico, Taça Oswaldo Cruz, Taça Bernardo O’Higgins e Copa Roca como jogador da Seleção Brasileira. Ele se aposentou da Canarinho em 1964.
Longe dos gramados, Zagallo decidiu se tornar técnico. Liderou o Botafogo em 1966, sendo campeão no Campeonato Carioca e Taça Rio em 1967 e 1968, além da Taça Brasil (hoje chamada de Campeonato Brasileiro) de 1968.
+++LEIA MAIS: A curiosa reação de Pelé ao conhecer músicos do Sepultura
Com sucesso como treinador, Zagallo foi convidado a ser técnico da Seleção Brasileira na Copa do Mundo 1970, disputada no México. Ele treinou ícones do esporte, que marcaram história, como Pelé, Rivelino, Tostão, Jairzinho e Gérson. A delegação brasileira foi a grande campeã.
Morre Andy Paley, compositor da trilha sonora de Bob Esponja, aos 72 anos
Viola Davis receberá o prêmio Cecil B. DeMille do Globo de Ouro
Jeff Goldblum toca música de Wicked no piano em estação de trem de Londres
Jaqueta de couro usada por Olivia Newton-John em Grease será leiloada
Anne Hathaway estrelará adaptação cinematográfica de Verity de Colleen Hoover
Selena Gomez fala sobre esconder sua identidade antes das audições