Dos anos 1950 até o 1980, diversas bandas causaram impacto no rock n' roll; conheça a história de algumas delas
Yolanda Reis
Publicado em 13/04/2019, às 11h30 - Atualizado em 13/07/2022, às 08h00Dois filmes falando sobre a histórica do rock criaram impacto nos últimos anos: Bohemian Rhapsody, contando a história de Freedie Mercury e do Queen, e The Dirt, revelando algumas das loucuras que aconteceram durante a carreira do Motley Crue.
Mamonas Assassinas são outros na fila para ter história contada no audiovisual - ganharão série, depois transformada em filme, pela Record TV.
O gênero não é novidade. Diversas bandas já ganharam documentários ou filmes mostrando suas histórias inacreditáveis. Alguns focam em integrantes, outros na história do grupo em si - mas todos exploram o mundo louco do rock.
Separamos 15 filmes para você poder conhecer um pouquinho mais sobre a história da música:
O documentário promissor do supercineasta Martin Scorsese fala sobre a carreira de Bob Dylan, um dos principais astros da história da música - e a quem devemos o nome Rolling Stone (valeu!). O filme conta como aconteceu o início da fama do músico de maneira intimista, quase como se todos fizessemos parte de suas primeiras turnês
Cervejas, garotas, festas, guitarras e brilhantina: assim era a vida de um adolescente na Inglaterra na década de 1950. Não foi diferente para John Lennon.
O filme é baseado no livro: Imagine Isso: Crescendo Com Meu Irmão John Lennon, de Julia Baird, meia-irmã do astro dos Beatles. Mostra como Lennon foi abandonado pela mãe, Julia, e criado pela tia, Mimi Smith, até conhecer Paul McCartney.
A extravagância dos Rolling Stones não poderia deixar de ganhar diversas adaptações. Mas Stoned: A História Secreta dos Rolling Stones, vai além de Mick Jagger, e volta no tempo para o início da banda e seu membro póstumo - Brian Jones.
Jones foi o guitarrista fundador dos Stones e ficou na banda por sete anos. No final, em meio a desilusões amorosas e sucesso, afundou-se nas drogas. Expulso dos Stones por exagero ao se drogar, morreu afogado poucos dias depois.
Enquanto Lennon crescia na Inglaterra, o outro lado do oceano também criava uma lenda: Jimi Hendrix. Mas não demoraram muito para se cruzar, já que Hendrix fez sua fama em Londres.
O longa mostra a chegada do músico à Inglaterra e sua estrada árdua para se consagrar como astro. Recebeu algumas críticas de pessoas próximas de Hendrix por mostrá-lo, por vezes, violentos - algo que não fazia jus à personalidade do artista, garantem.
O filme deu um trabalho do caramba - quase 20 anos para ser produzido - mas valeu a pena. Val Kilmer se consagrou no papel de Jim Morrison, o astro do rock cheio de sex appeal dos anos 1960.
The Doors foi uma banda que realmente levou a sério a tríade "sexo, drogas e rock and roll". A história acaba com a morte de Morrison, aos 27 anos.
O punk sempre foi um dos movimentos mais escrachados do underground. E se pensarmos em um dos seus precursores, os Sex Pistols, pareceria quase irônico que um empresário estivesse por trás de tudo.
A Grande Trapaça do Rock N’ Roll explora esse lado comercial por trás do grupo. A história, porém, é controversa. Os Pistols afirmam que a banda já estava formada e convidou Malcolm McLaren para ser empresário depois. Golpe de mestre de McLaren ou não, o filme mostra exatamente o que rolou: o choque sem precedentes causado pela banda na sociedade britânica.
Joy Division foi outra banda importantíssima para o desenvolvimento do post-punk na Inglaterra. Seu vocalista, Ian Curtis, personificava o desolamento e a histeria da geração: em constante desconforto existencial, sempre mostrava isso em suas letras. Suicidou-se aos 23 anos, pouco antes do segundo lançamento do grupo. O filme conta a sua história.
They wanted to rock! Twisted Sisters talvez sejam a cara dos anos 1980, com seus cabelos, roupas, maquiagens, música. A banda é extremamente visual, e consagrou algumas de suas músicas como hinos do rock.
O filme é um documentário feio na Alemanha e nos Estados Unidos mostrando o sucesso da banda através de diversas entrevistas e vídeos de arquivo.
O clássico entra em choque com a explosão causada por cinco garotas nos anos 70. Uma Cherry Bomb, de fato. The Runnaways foi uma das bandas que mais chamou atenção pelos seus diferenciais.
O longa foca na formação da banda, lá pela metade da década de 1975, e na relação entre Cherie Currie e Joan Jett. Mostra do início da banda até o final, causado por ciúmes, drogas e colapsos mentais.
A gringa tem ótimas bandas, mas o Brasil sabe criar artistas como poucos outros países. Exemplo disso é Cazuza. O astro começou como ator, passou pelo Circo Voador do Rio de Janeiro, levou o Barão Vermelho às alturas, seguiu para carreira solo, e teve uma das mortes mais lembradas do imaginário brasileiro.
Boêmio, poeta e trágico, Cazuza recebeu o filme em sua homenagem. Alterando dramatização e imagens de arquivos, o longa seguiu a fama do músico até sua morte, em 1990, resultada por complicações da AIDS.
É praticamente impossível um brasileiro ter um violão na mão e não tocar "Tempo Perdido", da Legião Urbana. O legado da banda na música é inegável.
Renato Russo, dono da voz poderosa que eternizouo grupo, tem sua história de vida escancarada em Somos Tão Jovens. Sua adolescência, os amores, as inspirações, e a mudança do punk de Aborto Elétrico para a melosa Legião Urbana, até sua morte, também advinda do HIV.
Filme pegou carona no sucesso de Bohemian Rhapsody para contar história do icônico pianista e cantor Elton John. O foco do longa-metragem é o início da carreira do artista. O título é baseado no nome da faixa lançada em 1972.
Parte da história de uma das bandas mais influentes dos anos 2000 no rock brasileiro, Charlie Brown Jr., é retratada neste documentário sobre Chorão, o vocalista e alma do grupo de Santos, litoral de São Paulo.
Unindo ícone do folk e rock com um dos grandes nomes do cinema, documentário da Netflix é um retrato livre da turnê do músico em 1975. Longa-metragem conta com partes verídicas e fictícias.
Estreia de Prince no cinema, o musical dirigido por Albert Magnoli é um clássico e rendeu Oscar de Melhor Musical Original.