- The Beatles (Foto: AP Images)

A música dos Beatles ‘Eleanor Rigby’ foi inspirada em uma mulher da vida real?

Alguns clássicos do icônico quarteto foram pensados em personagens fictícios enquanto outros nem tanto; entenda a história por trás da faixa de Yellow Submarine

Redação Publicado em 30/03/2020, às 10h53

Ao longo dos anos, os Beatles dedicaram muitas canções a pessoas que fizeram parte da vida deles. Um exemplo clássico é "Hey Jude", escrita por Paul McCartney, para o filho de John Lennon, Julian. Algumas vezes, é claro, o icônico quarteto escreveu histórias centradas em personagens fictícios como foi o caso de Molly Jones em "Ob-La-Di, Ob-La-Da".

+++ LEIA MAIS: Filho achava John Lennon 'hipócrita' por defender a paz, o amor e destruir a própria família

No entanto, quando ouvimos "Eleanor Rigby", a canção parece ser sobre um par de personagens - Rigby e o padre McKenzie. Mas eles eram fictícios? Segundo o Cheat Sheet, uma visita de Paul McCartney a um cemitério pode explicar tudo.

A música conta a história de uma mulher triste e solitária chamada Eleanor Rigby e McKenzie, quando Rigby morre, ele faz o sermão no funeral. Originalmente, McCartney pensa que inventou os nomes presentes na música.

+++ LEIA MAIS: Paul McCartney, Beach Boys e um salsão: como isso virou uma música?

Os fãs, porém, observaram que há uma lápide de um cemitério perto de St. Peter's, em Woolton, Liverpool, que tem o nome de "Eleanor Rigby". Nas proximidades, também há um túmulo com o nome "McKenzie" escrito. McCartney, na época dos Beatles, costumava andar pelo cemitério com John Lennon, e, no Anthology, McCartney conta: "Juro que pensei que eu havia inventado o nome Eleanor Rigby. Mas parece que no cemitério de Woolton, onde eu costumava ir muito com John, havia uma lápide para Eleanor Rigby. Aparentemente, a alguns metros à direita, também havia alguém chamado McKenzie". 

Segundo a publicação, a verdadeira Eleanor Rigby faleceu em 10 de outubro de 1939 (um ano antes do nascimento de Lennon). Embora McCartney não tenha direcionado a canção para Rigby, o túmulo agora é mundialmente famoso. 

+++ LEIA MAIS: Paul McCartney realmente escreveu clássico dos Beatles para Aretha Franklin?


+++ TRAVIS SCOTT: O HYPE EM TORNO DELE REALMENTE FAZ SENTIDO?

música notícia Beatles John Lennon inspiração paul mccartney cemitério lápide

Leia também

Stevie Wonder promove turnê em estados indecisos sobre as eleições nos EUA


Slipmami lança 2º álbum, 'Até Aqui, Slip Nos Ajudou'; veja


Esposa de Brian May atualiza estado de saúde do guitarrista após derrame


Gal Costa: Briga por herança chega ao fim com acordo entre viúva e filho


Netflix: Emily em Paris é renovada para 5ª temporada; veja


Quem é o rapper Sean Diddy e por que ele está sendo acusado de crimes graves?