Do rap ao pop e jazz, o estilos musicais franceses são diversos e precisam ser escutados
Camilla Millan I @camillamillan Publicado em 20/10/2019, às 17h00
Normalmente, quando falamos de música internacional, a primeira língua que vem à cabeça é o inglês. No entanto, há uma infinidade de outros idiomas cuja produção musical é extremamente rica.
Na língua francesa, por exemplo, um gênero em evidência nos dias atuais é o rap. Com muitos novos cantores, a geração jovem do hip hop, como Gambi e PLK, domina as paradas.
+++LEIA MAIS: Cazuza, Sepultura e mais: 7 produções sobre a história de músicos brasileiros [LISTA]
Assim como no Brasil, a música francesa tem várias vertentes que misturam diferentes gêneros. Com isso, muitos artistas franceses aproveitaram dessa diversidade e ficaram famosos internacionalmente, como a cantora de influência do jazz, Zaz, e a artista Aya Nakamura.
Conheça sete - entre vários - cantores de língua francesa que merecem a sua atenção:
Aya Nakamura nasceu no Mali em 1995, mas cresceu na região metropolitana de Paris, em Seine-Saint-Denis. Com músicas de influência do zouk, pop e R&B francês, Nakamura reivindica o título de "garota da periferia" em suas letras. A artista usa gírias e expressões africanas, espanholas e inglesas em suas músicas, e foi considerada a artista mulher mais escutada da França no início do ano.
+++LEIA MAIS: De Pink Floyd a Black Sabbath: Os 15 piores nomes originais de bandas famosas [LISTA]
Em 2017, a artista lançou o seu primeiro álbum, Journal Intime, mas o sucesso veio mais tarde, em 2018, com a canção "Djadja". A música fez tanto sucesso que se tornou hit na Holanda, Romênia, Portugal e Estados Unidos que se tornou o ritmo favorito dos jogadores franceses de futebol. A canção também tocou em Elite, série da Netflix.
Em entrevista para o Le Monde, em agosto de 2017, a artista, que virou referência para a militância negra e feminista, falou sobre ser uma mulher negra no cenário musical: ela comentou que no começo da carreira escutou de diretores artísticos que meninas bonitas, na frança, "tem a pele clara."
Nascido na cidade de La Redoute, Gambi é um rapper francês que começou a carreira musical em 2018. Apesar do emprego inicial como entregador de sushi, o cantor, em pouco tempo, já fez sucesso no ramo da música.
Em 2019, Gambi, de apenas 19 anos, assinou um contrato com a gravadora Rec. 118. E em um curto período de carreira, o rapper já lançou hits de sucesso como "La Guenav" , "Oulalah" e "Hey oh".
+++LEIA MAIS: Além dos Beatles: 12 músicas solo de John Lennon que expressam a genialidade do artista [LISTA]
O último single de Gambi, lançado em 4 de outubro de 2019, chama-se "Popopop", e fez tanto sucesso que em seu dia de lançamento alcançou o primeiro lugar das paradas francesas. Em 24 horas, o clipe de "Popopop" atingiu a marca de 1.8 milhões de visualizaçòes
Isabelle Geffroy, conhecida como Zaz, tem 39 anos, e é uma cantora francesa nascida em Chambray-lès-Tours. Com influência da própria música francesa e do gypsy jazz, Zaz começou a sua carreira musical nas ruas de Paris, e tem no currículo diversas apresentações em audições e concursos.
A artista ficou um bom tempo fazendo shows em cabarés de Montmartre até ser descoberta por um produtor musical que procurava um estilo vocal peculiar - e compatível com o de Zaz: “uma voz rouca e um pouco quebrada.”
+++LEIA MAIS: De Slipknot a Foo Fighters: 8 clipes de rock inspirados em clássicos do terror [LISTA]
A cantora virou um dos grandes nomes da França após o lançamento de "Je Veux", em 2010. A música lançou Zaz em uma carreira internacional que incluiu turnê no Brasil, em 2017.
PLK, ou Mathieu Pruski, é um rapper francês de 22 anos cuja carreira começou cedo. Com 9 anos, PLK começou a escrever letras de música, e passou a gravá-las pouco tempo mais tarde, com 13 anos.
A mãe de PLK o introduziu ao rap, fazendo-o escutar o rapper Notorious BIG, assim como Rohff. Quando percebeu que gostava do estilo musical, o músico quis criar um nome artísico, que acabou sendo PLK. O nome foi inspirado em seu apelido de infância, "mini polak", em referência à nacionalidade polaca do pai.
+++LEIA MAIS: 6 bandas que já passaram pela "Fase Queen" durante a carreira [LISTA]
Em 2016, o rapper lançou o seu primeirio EP, Inside, mas foi em setembro de 2017 que PLK particiou do programa Rentre dans le cercle, produzido e apresentado pelo rapper Sofiane, e começou a fazer sucesso.
Em março de 2018, PLK lançou uma mixtape de 16 músicas com várias participações de outros artistas, e a canção "Not the same" foi um verdadeiro sucesso, alcançando a marca de 10 milhões de visualizações no youtube.
No final 2018, o artista lançou o primeiro álbum, chamado Polak, que recebeu o "disco de ouro" poucos meses depois.
Angèle Van Laeken, conhecida apenas por Angèle, é uma cantora pop de 23 anos nascida na Bélgica cujas composições das músicas se dividem entre inglês e francês. Nascida em uma família de artistas, a cantora é irmã de Roméo Elvis, rapper famoso na França.
Inspirada em música pop, hip-hop e em cantoras francesas conhecidas, como Ella Fitzgerald e Hélène Ségara, Angèle iniciou sua carreira cantando em cafés, e comecóu a fazer sucesso com covers e vídeos no Instagram.
Em 2017, a cantora lançou o seu primeiro single, "La Loi de Murphy", e a partir daí emplacou diversas canções nas paradas francesas. No entanto, foi o single "Tout oublier", presente no álbum Brol, lançado em 2018, que fez a carreira de Angèle disparar.
A música se trata de uma parceria com o irmão Roméo Elvis, e permaneceu, durante nove semanas, como a primeira nas paradas do Ultratop.
Kassimou Djae, conhecido por Alonzo, é um rapper francês de 37 anos nascido em Marseille. O artista começou a sua carreira musical em 2002, quando entrou em um grupo de rap e hip-hop de sua cidade-natal chamado Psy 4 de la Rime.
A carreira solo de Alonzo começou em 2009 com o lançamento do álbum solo Un dernier coup d'oeil dans le rétroviseur, mas o reconhecimento veio mais tarde, com Règlement de comptes, de 2015. O álbum, assim como Avenue de Saint-Antoine, de 2016, são discos de ouro.
+++LEIA MAIS: Além dos Beatles: 12 músicas solo de John Lennon que expressam a genialidade do artista [LISTA]
Apesar de ser considerado, atualmente, um dos melhores rappers franceses, ele, sem dúvida, deve parte de seu sucesso à colaboração com Spike Miller, seu amigo e produtor por vários anos.
O artista já produziu seis álbuns em estúdio, e o último, lançado em 2019, chama-se Stone.
La Femme é um grupo francês de música independente, cold wave, surf e punk-rock. O primeiro disco da banda, Psycho Tropical Berlin, foi lançado em 2013, e as músicas fizeram tanto barulho que o trabalho ganhou o título de álbum revelação do ano no prêmio Victoire de la Musique, oferecido Ministério da Cultura da França.
O grupo é formado por seis integrantes: Sacha Got, Marlon Magnée, Sam Lefèvre, Noé Delmas, Clémence Quélennec, Lucas Nunez Ritter.
A música hipnótica de La Femme inspira-se no gênero do cold wave do The Cure, assim como Siouxsie And The Banshees, Taxi Girl, Young Marble Giants , X-Ray Pop, Velvet Underground e Kraftwerk
+++LEIA MAIS: Beatles, Neil Young e Marvin Gaye: 10 discos lendários que nunca foram lançados
O último álbum da banda, Mystère, foi lançado em 2016, e o grupo continua chamando muita atenção. La Femme é considerado um dos responsáveis por renovar o interesse internacional pela música independente francesa.
Alfa Anderson, vocalista principal do Chic, morre aos 78 anos
Blake Lively se pronuncia sobre acusação de assédio contra Justin Baldoni
Luigi Mangione enfrenta acusações federais de assassinato e perseguição
Prince e The Clash receberão o Grammy pelo conjunto da obra na edição de 2025
Música de Robbie Williams é desqualificada do Oscar por supostas semelhanças com outras canções
Detonautas divulga agenda de shows de 2025; veja