Peu Sousa cometeu suicídio em maio de 2013, aos 35 anos
Pedro Antunes Publicado em 23/05/2014, às 18h37 - Atualizado às 19h59
Dor e saudade transbordam da nova música de Pitty, “Lado de Lá”, lançada nesta sexta-feira, 23, a terceira a sair de forma avulsa como parte da divulgação do mais novo disco da roqueira, Sete Vidas. A alusão ao suicídio, abrupto e repentino, foi em parte inspirada na trágica morte do guitarrista Peu Sousa, antigo companheiro de banda, com quem escreveu alguns dos hits do álbum Admirável Chip Novo (2003), como “Equalize” e “Deja Vú”.
Ouça “Seu Tipo”, nova música de Fernanda Takai, com participação de Pitty.
“Talvez pudesse resolver (quem vai saber?) / Será que a dor venceu? / Pra quê essa pressa de embarcar / Na jangada que leva pro lado de lá?”, canta Pitty na canção, a mais melancólica entre as três mostradas até então.
À Rolling Stone Brasil, a cantora explicou que a música “é muito por causa de Peu e um tantinho pelo Lou Reed”. Na ocasião da morte do músico norte-americano, em outubro do ano passado, um texto de Patti Smith, antiga companheira dele de andanças por Nova York, publicado no britânico The Guardian, trouxe a inspiração para a metáfora da morte como uma passagem.
“Trouxe-me a imagem do barqueiro da mitologia egípcia que nos leva para o ‘lado de lá’”, concluiu Pitty, citando o ser mitológico Aken, responsável por transportar as almas dos egípcios através do rio da morte.
Melhores de 2013: artistas falam sobre suas músicas
A balada deixa a tristeza para trás apenas na última estrofe, quando aceita-se a despedida. “Aceno da margem / Ao longe o barco vai - até mais! / Guarde pra mim um bom lugar”, completa Pitty cantando juntamente com um coro.
Pitty volta a ser roqueira
Depois de postar uma contagem regressiva e um texto enigmático publicado no site oficial, Pitty anunciou o lançamento do disco Setevidas. O texto assinado pela cantora, que nos últimos anos se dedicou ao projeto folk Agridoce, fazia referências a conhecimentos históricos, místicos e bíblicos envolvendo o número sete.
“Estamos no ano de 2014, cuja soma é sete. Logo mais te conto um segredo não mais tão guardado a sete chaves”, escreveu Pitty na mensagem enigmática.
Setevidas, gravado ao vivo, é o primeiro material inédito lançado por Pitty em quatro anos, desde o single “Comum de Dois” (2010), que faz parte do álbum ao vivo A Trupe Delirante no Circo Voador. O último disco completo de inéditas de Pitty é Chiaroscuro (2009).
Disco de estreia da Pitty, Admirável Chip Novo completa 10 anos e ganha lançamento em vinil.
Após o hiato do grupo, em 2011, Pitty se dedicou ao projeto paralelo indie e acústico Agridoce, com o guitarrista Martin. A dupla lançou um disco homônimo e chegou a se apresentar no Lollapalooza 2013, em São Paulo.
Setevidas, produzido por Rafael Ramos e mixado por Tim Palmer, chega às lojas no dia 3 de junho.
Além de “Lado de Lá”, que pode ser ouvida abaixo, Pitty lançou “Sete Vidas” ( ouça aqui) e “Boca Aberta” ( aqui).
Morre Andy Paley, compositor da trilha sonora de Bob Esponja, aos 72 anos
Viola Davis receberá o prêmio Cecil B. DeMille do Globo de Ouro
Jeff Goldblum toca música de Wicked no piano em estação de trem de Londres
Jaqueta de couro usada por Olivia Newton-John em Grease será leiloada
Anne Hathaway estrelará adaptação cinematográfica de Verity de Colleen Hoover
Selena Gomez fala sobre esconder sua identidade antes das audições