Rapper 2Pac, assassinado em 1996, foi incluído na lista do Registro Nacional de Gravações, com a música "Dear Mama" - Reprodução/MySpace

Músicas de R.E.M. e Tupac são incluídas na Biblioteca do Congresso dos EUA

A lista do Registro Nacional de Gravações inclui 25 trabalhos considerados “culturalmente, historicamente e esteticamente importantes” e que tenham, pelo menos, dez anos de criação

Da redação Publicado em 24/06/2010, às 12h41

Músicas de R.E.M. e Tupac Shakur (também conhecido como 2Pac), bem como álbuns de gente como o cantor country Willie Nelson e a roqueira Patti Smith, estão na lista de 25 gravações incluídas recentemente no Registro Nacional de Gravações da Biblioteca do Congresso dos Estados Unidos, nesta quarta-feira, 23. As informações são da agência Reuters.

De acordo com os termos da Lei de Preservação de Gravações, datada de 2000, os critérios de preservação são os trabalhos considerados "culturalmente, historicamente e esteticamente importantes" e que tenham, pelo menos, dez anos de criação. As nomeações foram feitas a partir de submissões online feitas pelo público e pelos membros do Conselho Nacional de Preservação de Gravações.

A música escolhida do R.E.M. foi "Radio Free Europe", executada pela primeira vez em uma rádio universitária, em 1981, antes de ser gravada para o primeiro álbum do grupo, Murmur. A escolha da faixa se deve "por ser exemplo para os lançamentos mais recentes do indie rock, por ter emplacado em uma rádio universitária em meio à indiferença das grandes rádios".

"Dear Mama", de 1995, foi a música de Tupac incluída no registro, sendo considerada pela Biblioteca do Congresso como "uma homenagem comovente e eloquente para a própria mãe do rapper, que foi assassinado [em 1996], bem como para todas as mães que lutam para manter suas famílias em meio à pobreza, dependência das drogas e indiferença social".

A lista ainda inclui o álbum Red Headed Stranger (1975), de Willie Nelson - dotado, segundo os responsáveis, de uma "elegância rara" -; Horses (1975), de Patti Smith; o single "Tutti Frutti", de 1955, do cantor Little Richard (sucesso na voz de Elvis Presley); e a música "Smokestack Lightning", de 1956, do músico Howlin' Wolf.

Até o momento, há 300 gravações no arquivo, que datam de 1913 a 1995. A Biblioteca do Congresso vai preservar e manter a música do artista e torná-la disponível ao público norte-americano.

REM tupac 2Pac patti-smith dear-mamma howlin-wolf willie-nelson little-richard biblioteca-do-congresso radio-free-europe

Leia também

Alfa Anderson, vocalista principal do Chic, morre aos 78 anos


Blake Lively se pronuncia sobre acusação de assédio contra Justin Baldoni


Luigi Mangione enfrenta acusações federais de assassinato e perseguição


Prince e The Clash receberão o Grammy pelo conjunto da obra na edição de 2025


Música de Robbie Williams é desqualificada do Oscar por supostas semelhanças com outras canções


Detonautas divulga agenda de shows de 2025; veja