O furacão categoria 5 deve atingir terra firme na Flórida na noite de quarta-feira (9)
por Ethan Millman, da Rolling Stone US
Publicado em 08/10/2024, às 14h11As autoridades da Flórida continuam a implorar para que os moradores evacuem à medida que o furacão Milton se aproxima, com previsão de atingir a terra firme amanhã. O governador Ron DeSantis afirmou na terça-feira que "o tempo está se esgotando" para os moradores se protegerem da tempestade mortal.
+++ LEIA MAIS: Tim Walz pede "fim" de conflito Israel-Hamas em talk show de Jimmy Kimmel
"Você tem tempo hoje. O tempo está se esgotando", disse DeSantis na terça-feira, conforme reportado pela NBC News. "Mas você tem tempo hoje para obedecer a quaisquer ordens de evacuação e fazer o que precisa para se proteger e proteger nossas famílias."
Os especialistas estão se preparando para o pior, já que Milton — um furacão de categoria 5 — é esperado para atingir a terra na quarta-feira à noite. A prefeita de Tampa, Jane Castor, fez um alerta particularmente sombrio ao falar com a CNN na segunda-feira à noite, dizendo que "se você escolher ficar em uma dessas áreas de evacuação, você vai morrer".
Na terça-feira, conforme reportado pela NBC, Castor chamou a evacuação de "literalmente uma diferença entre a vida e a morte".
A prefeita de Sarasota, Liz Alpert, emitiu um alerta igualmente grave ao falar com a NBC na terça-feira.
"O que todos têm dito é que você tem que evacuar, não é possível sobreviver a uma tempestade com ressaca de 3 a 4,5 metros", ela disse. "Simplesmente não é."
O furacão Milton chega cerca de duas semanas após grande parte do sudeste dos Estados Unidos ter sido devastada pelo furacão Helene, que derrubou energia elétrica e serviços telefônicos e matou mais de 200 pessoas. Luke Combs, Eric Church, Billie Strings e James Taylor devem ser os principais nomes do concerto beneficente Concert for Carolina em Charlotte no final deste mês, com todos os ingressos revertendo para os esforços de ajuda à região.
Milton tem potencial destrutivo semelhante ao de Helene, com Castor chamando Helene de um "alerta" na segunda-feira (7).
O meteorologista da NBC6, John Morales, quase se emocionou ao relatar a tempestade iminente na segunda-feira. "Peço desculpas", Morales disse. "Isso é simplesmente horrível."