Disco da cantora, aclamado pela crítica, chegou a vazar na internet semanas antes do lançamento
Gabriela Piva | @gabriela_piva (sob supervisão de Yolanda Reis) Publicado em 14/03/2021, às 15h00
Lançado no começo da pandemia da Covid-19, Future Nostalgia de Dua Lipa chegou na hora certa. A mistura setentista, oitentista e contemporânea do disco levou as discotecas para dentro de lares após o isolamento social.
A primeira aparição de Future Nostalgia, inclusive, foi um susto: todas as faixas vazaram na internet duas semanas antes da estreia prevista. O acidente não só fez a cantora chorar, mas causou o adiantamento do disco nas plataformas digitais.
+++ LEIA MAIS: Grammy 2021: Conheça a carreira de Dua Lipa, uma das principais indicadas à premiação
Depois, só sucesso: a crítica aclamou o trabalho de Lipa e a indicou às categorias mais importantes do Grammy Awards. Ao saber das nomeações ao vivo, emocionou-se de felicidade.
Confira outras curiosidades de Future Nostalgia:
+++ SIGA NOSSO SPOTIFY - conheça as melhores seleções musicais e novidades mais quentes
Antes de Future Nostalgia, Lipa fez sucesso ao cantar sobre regras para não voltar com ex-namorados e empoderamento feminino em Dua Lipa (2017).
O estrelato foi tão grande a ponto de "New Rules", do primeiro disco, ultrapassar 2 bilhões de streams no YouTube. A febre de ambos álbuns a colocou como a segunda artista mais ouvida no mundo no Spotify, ficando atrás apenas de The Weeknd.
O assunto ficou entre os mais comentados do Twitter à época: Future Nostalgia vazou em março de 2020. As músicas circulavam como áudios no WhatsApp; fãs falavam sobre a qualidade do disco.
+++ LEIA MAIS: Grammy 2021: Qual a melhor canção que concorre a Gravação do Ano, segundo a crítica?
Lipa se viu em uma encruzilhada: abalada, anunciou o adiantamento do álbum em live. Previsto para o dia 3 de abril de 2020, Future Nostalgia ficou disponível nas plataformas digitais em 27 de março.
Future Nostalgia é um dos favoritos. No site Metacritica, marcou 88 pontos. Empata com Folklore, de Taylor Swift, e ficou entre os favoritos dos indicados para Melhor Álbum de Pop Vocal.
Lipa lançou a primeira faixa de Future Nostalgia, "Don't Start Now", no final de 2019. Foi um sucesso instantâneo: ocupou as paradas da Billboard Hot 100 por um ano.
Apesar de não ser a primeira vez de Lipa nos charts, nunca esteve por tanto tempo na lista. Com o disco homônimo, outras canções como "New Rules" e "Blow Your Mind (Mwah)" ocuparam posições importantes nas paradas.
+++ LEIA MAIS: Grammy 2021: 6 músicas que evidenciam a maturidade musical de Dua Lipa [LISTA]
Trabalhar com o produtor Jeff Baskar fez parte da fórmula de sucesso de Lipa. Prova do trabalho excepcional dele foi um Grammy como Melhor Produtor após projetos com Jay-Z, Kanye West, Fun.
Outro produtor do disco de Lipa foi Jason Evigan, parceiro de trabalho de Madonna. A cantora não só influenciou a vibe de Future Nostalgia, como cantou "Levitating" com Lipa.
+++ LEIA MAIS: De Dua Lipa a Phoebe Bridgers: Barack Obama escolhe as 29 melhores músicas de 2020
Dua Lipa anunciava indicados ao Grammy 2021 ao vivo quando a produção revelou Future Nostalgia como concorrente da edição. Desacreditada, pareceu segurar o choro - ou até limpar alguma lágrima prestes a escorrer.
Antes indicada a Artista Revelação, concorre em seis categorias: Álbum do Ano, Canção do Ano, Gravação do Ano, Melhor Álbum Pop, Melhor Performance Solo e Melhor Performance de Duo/Trio.
Em fevereiro de 2021, Lipa lançou uma versão estendida de Future Nostalgia com 19 faixas. Parcerias de sucesso fazem parte da Deluxe Edition.
"Prisioner", com Miley Cyrus, e "Un Día", com J Balvin, são celebradas na edição. Além delas, "We're Good," "Fever," "If It Ain't Me" compõem a tracklist.
+++ HAIKAISS: 'O TRAP TAMBÉM PASSA UMA MENSAGEM CONSCIENTE' | ENTREVISTA | ROLLING STONE BRASIL
Blake Lively se pronuncia sobre acusação de assédio contra Justin Baldoni
Luigi Mangione enfrenta acusações federais de assassinato e perseguição
Prince e The Clash receberão o Grammy pelo conjunto da obra na edição de 2025
Música de Robbie Williams é desqualificada do Oscar por supostas semelhanças com outras canções
Detonautas divulga agenda de shows de 2025; veja
Filho de John Lennon, Julian Lennon é diagnosticado com câncer