Negado título de herói nacional a Bob Marley

Comissão jamaicana estudava dar ao reggaeiro a maior honraria do país

Da redação Publicado em 06/10/2008, às 17h14

Uma comissão jamaicana que é responsável por dar honrarias a cidadãos negou neste fim de semana o título de herói nacional ao falecido Bob Marley, o maior expoente do reggae no país - e no mundo. Marley é dono de outro título oficial do governo jamaicano, a ordem ao mérito.

Todos os sete jamaicanos donos do título de herói nacional lutaram contra a escravidão e o domínio de forças imperialistas no país. De acordo com a Ordem do Patrimônio Jamaicano, as conquistas musicais de Marley não são suficientes para considerá-lo herói, honraria dada àqueles que "prestaram serviços da natureza mais distinta para a Jamaica".

Marley ainda terá uma outra chance de ser considerado herói nacional, em uma sessão do parlamento jamaicano marcada para o ano que vem. Mesmo assim, a Ordem do Patrimônio já estuda a criação de um novo título para o músico, que seria mais importante do que sua ordem ao mérito.

Atualmente, dois documentários sobre Bob Marley estão sendo produzidos, um sob o comando do cineasta Martin Scorsese e outro com produção da ex-esposa do cantor, Rita Marley. Nenhum tem data de previsão para ser lançado.

martin-scorsese bob-marley rita-marley

Leia também

Alfa Anderson, vocalista principal do Chic, morre aos 78 anos


Blake Lively se pronuncia sobre acusação de assédio contra Justin Baldoni


Luigi Mangione enfrenta acusações federais de assassinato e perseguição


Prince e The Clash receberão o Grammy pelo conjunto da obra na edição de 2025


Música de Robbie Williams é desqualificada do Oscar por supostas semelhanças com outras canções


Detonautas divulga agenda de shows de 2025; veja