Músico propõe debate político e mostra os bastidores de shows do Crosby, Stills, Nash & Young, grupo que integrou no fim dos anos 60
Da redação Publicado em 21/06/2008, às 13h02
Neil Young dirigiu um documentário sobre a turnê de 2006 do Crosby, Stills, Nash & Young, grupo criado no final dos anos 60 de que ele fazia parte. Young assina sob pseudônimo Bernard Shakey, nome utilizado por ele em todos os seus trabalhos como diretor (Green Dale, Neil Young: Human Highway, Rust Never Sleeps e Journey Through the Past)
David Crosby, do Byrds, Stephen Stills, do Buffalo Springfield, e Graham Nash, do Hollies, completavam a formação do CSNY.
Além de mostrar a reunião do grupo, CSNY/Dejà Vu (a expressão francesa também nomeia o primeiro álbum do quarteto, lançado em 1970) trata de política - a banda levantava a bandeira da paz e era declaradamente contra a Guerra do Vietnã.
Young disse em entrevista à agência Ansa que o objetivo do filme é fazer as pessoas refletirem. "Nosso público é composto também por republicanos, democratas, independentes. Nós estimulamos o debate entre eles. Na base da turnê e do filme estava a idéia de fazer as pessoas pensarem". O veterano ainda declarou que "o momento em que a música podia mudar o mundo já passou".
O documentário foi realizado com a ajuda do jornalista Mike Cerre, que atuou com oficial da Marinha dos EUA no Vietnã e correspondente internacional no Iraque e no Afeganistão.
Alfa Anderson, vocalista principal do Chic, morre aos 78 anos
Blake Lively se pronuncia sobre acusação de assédio contra Justin Baldoni
Luigi Mangione enfrenta acusações federais de assassinato e perseguição
Prince e The Clash receberão o Grammy pelo conjunto da obra na edição de 2025
Música de Robbie Williams é desqualificada do Oscar por supostas semelhanças com outras canções
Detonautas divulga agenda de shows de 2025; veja