- Enola Holmes (Reprodução/Netflix)

Netflix responde a processo contra Enola Holmes

Acusada de dar "sentimentos" a Sherlock Holmes, a plataforma de streaming finalmente se posicionou sobre o caso; veja

Redação Publicado em 04/11/2020, às 11h11

Um dos personagens mais populares da ficção, Sherlock Holmes foi, mais recentemente, vivido por Henry Cavill no novo filme da Netflix, Enola Holmes.

+++LEIA MAIS: Além de Enola Holmes: 5 representações incríveis de Sherlock Holmes nos cinemas

Embora muitas obras cinematográficas o tenham retratado ao longo dos anos, o espólio de Arthur Conan Doyle, o grande criador da franquia, abriu um processo judicial contra a plataforma de streaming e todos os envolvidos no filme, que finalmente se posicionaram (veja abaixo).

Segundo o portal CinemaBlend, a maioria das obras de Sherlock Holmes estão em domínio público, menos o último lote delas, que compõe uma coletânea intitulada The Casebook of Sherlock Holmes (ainda protegida por direitos autorais).

+++ LEIA MAIS: Sherlock Holmes de Henry Cavill faz sucesso, mas Netflix é processada por 'dar sentimentos' ao detetive; entenda

A propriedade de Conan Doyle defende que Enola Holmes viola esse direito, porque mostra Sherlock Holmes mais sentimental e caloroso, ou seja, como ele só era visto nas histórias finais.

No entanto, os representantes da Netflix, da Legendary Pictures, da autora original de Enola Holmes, Nancy Springer, do roteirista Jack Thorne e do diretor Harry Bradbeer, argumentam que ideias e emoções humanas não estão sujeitas a direitos autorais.

+++ LEIA MAIS: Filme vs Livro: como Enola Holmes mudou completamente a história da irmã de Sherlock - mas conseguiu ficar ainda melhor [REVIEW]

“Neste caso, mesmo que o Traço de Emoção e o Traço de Respeito fossem originais de obras protegidas por direitos autorais, o que não é verdade, ainda são ideias desprotegidas”, argumentou o advogado Nicolas Jampol. “A lei de direitos autorais não permite a propriedade de conceitos genéricos como cordialidade, gentileza, empatia ou respeito, mesmo quando expressos por um personagem de domínio público - que, obviamente, pertence ao público, e não ao autor.”


+++ SIGA NOSSO SPOTIFY - conheça as melhores seleções musicais e novidades mais quentes!


+++ TERNO REI | MELHORES DE TODOS OS TEMPOS EM 1 MINUTO

filme entretenimento netflix Henry Cavill Enola Holmes sherlock notícias processo

Leia também

Matt Dillon fala sobre como foi interpretar Marlon Brando em Being Maria


Eddie Murphy interpretará George Clinton em cinebiografia do diretor de Dreamgirls


Show de Morrissey em Dallas é interrompido após fãs invadirem o palco


'Yes She Can': will.i.am lança música em apoio Kamala Harris


Chloë Grace Moretz assume ser 'mulher gay' em mensagem de apoio a Kamala Harris


Funeral de Liam Payne deve acontecer nesta semana no Reino Unido, diz jornal