Cantor é 2º intérprete escolhido para homenagem, que até 2007 só se destinava a compositores
Da redação Publicado em 28/07/2009, às 12h51
Ney Matogrosso se juntará a Tom Jobim, Chico Buarque e Rita Lee no rol de vencedores do Prêmio Shell de Música. A assessoria da Shell anunciou nesta terça, 28, o nome do ex-integrante do Secos & Molhados como o eleito de 2009 pelo júri composto pelos jornalistas Antônio Carlos Miguel, Tárik de Souza e Marcus Preto, os produtores Bruno Levinson e Liminha, e os músicos Roberta Sá e Léo Gandelman.
Ainda não há previsão de data para a entrega do prêmio, que será realizada com show no Rio de Janeiro. Além de troféu, o artista sai com a conta bancária mais parruda: são R$ 15 mil oferecidos ao vencedor.
Há dois anos, Matogrosso não seria elegível para o prêmio. Isso porque, até 2007, apenas compositores estavam aptos a receber a homenagem. A regra foi alterada no ano passado, quando intérpretes se tornaram possíveis candidatos - a manobra permitiu a condecoração de Maria Bethânia.
O primeiro laureado pela empresa petrolífera foi o compositor Pixinguinha, em 1981. Ao longo das 28 edições do Prêmio Shell de Música, também saíram vitoriosos Dorival Caymmi (1983), Caetano Veloso (1989), Roberto Carlos e Erasmo Carlos (1997) e Tom Zé (2007).
"Escolhemos o Ney pela sua atemporalidade e forma como trabalha com diferentes estilos musicais. Ele pode ser considerado um cantor-produtor devido à cuidadosa escolha do repertório que interpreta e dos músicos que o acompanham, além de trazer à cena novos compositores", disse Roberta Sá, segundo comunicado da companhia.
Matogrosso emplacou disco ( Inclassificáveis) e a música ("Lema") na lista dos melhores de 2008 da Rolling Stone Brasil. Clique aqui para ler a entrevista com o cantor publicada na edição de maio do ano passado.
Alfa Anderson, vocalista principal do Chic, morre aos 78 anos
Blake Lively se pronuncia sobre acusação de assédio contra Justin Baldoni
Luigi Mangione enfrenta acusações federais de assassinato e perseguição
Prince e The Clash receberão o Grammy pelo conjunto da obra na edição de 2025
Música de Robbie Williams é desqualificada do Oscar por supostas semelhanças com outras canções
Detonautas divulga agenda de shows de 2025; veja