- Kurt Cobain em cena do MTV Unplugged (Foto: Divulgação/MTV)

Nirvana: Como banda se sentia em relação ao MTV Unplugged?

Insegurança, falta de ensaio, muitos covers e 'clima de funeral'; como foi realmente a gravação do MTV Unplugged, do Nirvana?

Itaici Brunetti Publicado em 07/09/2021, às 10h30

Não é exagero dizer que a apresentação do MTV Unplugged in New York, da banda Nirvana, é uma das maiores já realizadas no formato acústico, e com certeza a mais popular da série MTV Unplugged. Mas, como a banda de Kurt Cobain se sentiu em relação a fazer um show desplugado? E como foram os preparativos?  

Primeiro, Kurt Cobain não queria transformar o MTV Unplugged em uma compilação de hits do Nirvana. Por isso, "Smells Like Teen Spirit", "Heart Shaped-Box", "Lithium" e "In Bloom", por exemplo, não entraram no repertório e deram lugar a covers de Meat Puppets ("Plateau", "Oh,Me" e "Lake of Fire"), Vaselines ("Jesus Wants Me For A SunBeam") e David Bowie, que ganhou uma versão espetacular para "The Man Who Sold The World."

+++LEIA MAIS: O que David Bowie achava da versão de 'The Man Who Sold The World', do Nirvana?

Depois, Kurt, Krist Novoselic e Dave Grohl - que estavam acostumados a aterrorizar seus respectivos instrumentos com força tocando em volume altíssimo - não estavam nada confiantes em ter que lidar com violões, vassourinhas de bateria e toda a delicadeza que canções acústicas exigem. O psicológico dos músicos estava abalado com isso. 

Em entrevista à CBC, Dave Grohl contou que a apresentação era para ser um desastre. "Não tínhamos ensaiado. Não estávamos acostumados a tocar acústico. Fizemos alguns ensaios e eles foram terríveis. Todo mundo achou que foi horrível. Até as pessoas da MTV acharam horrível. Então, nos sentamos, as câmeras ligaram e algo funcionou." disse o baterista. 

O produtor do Nirvana, Alex Coletti, reafirmou ao Loudwire a tensão pré-acústico que a banda enfrentou: "Dave Grohl é um baterista que bate pesado, e no caso de um show acústico se o baterista não consegue ter o controle da situação, do ritmo, da sutileza, do kit menor de bateria, a banda toda desanda junto com ele. Eles estavam com medo." 

+++LEIA MAIS: 10 curiosidades sobre Kurt Cobain que você - provavelmente - não sabia [LISTA]

Por último, Kurt Cobain queria que o Unplugged do Nirvana transmitisse uma atmosfera mórbida como se todos estivessem em um funeral, mas sem passar a impressão de que estavam mortos, e sim "mortos-vivos."

Ao chegar no Sony Music Studios, em Nova York, local da gravação, e ver a decoração previamente combinada com a produção da MTV, Cobain não se contentou e pediu mais flores e mais velas pretas do que as que já estavam expostas. O produtor Alex Coletti se aproximou do astro e perguntou: "Você quer que isso pareça um funeral?", e ouviu a resposta: "Sim, exatamente como em um funeral."

+++LEIA MAIS: Afinal, onde Kurt Cobain está enterrado?

O MTV Unplugged do Nirvana foi gravado em  novembro de 1993. Cinco meses depois, em 8 de abril de 1994, Kurt Cobain foi encontrado morto em sua casa em Seattle, vítima de suicídio. O álbum MTV Unplugged in New York foi lançado em 1 de novembro de 1994 e se tornou um sucesso imediato, consolidando como um dos melhores álbuns da banda.

As informações são do site Grunge.  


+++ CONFIRA TUDO SOBRE A BANDA 5 SECONDS OF SUMMER!

 

 

 

 

música notícia Kurt Cobain Nirvana mtv unplugged unplugged

Leia também

Alfa Anderson, vocalista principal do Chic, morre aos 78 anos


Blake Lively se pronuncia sobre acusação de assédio contra Justin Baldoni


Luigi Mangione enfrenta acusações federais de assassinato e perseguição


Prince e The Clash receberão o Grammy pelo conjunto da obra na edição de 2025


Música de Robbie Williams é desqualificada do Oscar por supostas semelhanças com outras canções


Detonautas divulga agenda de shows de 2025; veja