“Não há nada de animador em uma música de natal tocando em um cemitério”, disse Joe Hill, autor da história e filho de Stephen King
Yolanda Reis Publicado em 02/06/2019, às 18h00
“Não há nada de animador em uma música de natal tocando em um cemitério”. De fato, as palavras de Joe Hill, autor de NOS4A2 (lê-se Nosferatu), fazem todo o sentido. A nova série do canal AMC, que estreia nesta segunda, 3, junta ideias de extremos opostos: a alegria do natal, o medo de um vampiro assassino e o sequestro de crianças, já que “os pesadelos - e uma boa ficção de terror - pegam as coisas que amamos e as contaminam com tudo aquilo que é estranho.”
A história dá uma nova visão ao clássico vampiro que alimenta-se de vidas. Zachary Quinto (American Horror Story e Star Trek) vive o protagonista Charlie Manx, um vampiro de 135 anos que dirige um carro com a placa NOS4A2. Ele sai por aqui acolhendo crianças infelizes e neglicenciadas, com promessas mil de doces e presentes. Vão para um lugar mágico: Terra do Natal, onde todos os dias é natal e a infelicidade é proibida por lei. O caminho até lá é longo. E as crianças, no banco de trás, vão ficando cada vez mais cansadas. E o vampiro centenário, cada vez mais moço. É porque o combustível do veículo e o vigor vital do ser vêm quando as almas das crianças são sugadas.
A única pessoa que tem o poder de parar Manx é Vic McQueen (Ashleigh Cummings). A adolescente vive de modo conturbado e confuso, mas tem um poder único: quando está em sua moto, consegue encontrar qualquer coisa que procura. Mesmo quando sua busca é uma pessoa - ou um vampiro. Por isso, é a única pessoa que pode destruir Manx, e torna-se o maior tormento do monstro - que não consegue evitar em ficar encantado pela figura da poderosa garota.
Para Quinto, porém, Manx não é malvado, e muito menos o clássico vampiro sanguinário. Seu objetivo ali é só fazer o bem: salvar essas crianças perdidas e punir os malvados. Um Papai Noel às avessas, onde o que está em jogo vai além de carvão e presentes, e que em vez de continuar velhinho, rejuvenesce.
O ator contou, durante a pré-estreia de NOS4A2 no Brasil, um pouco do processo complicado que foi transformar-se em Charlie Manx e passar dos 40 para os 130 anos. A maquiagem demorava três horas, e seus cabelos eram raspados todos os dias para poder aplicar os fios brancos e ralos. Além disso, cada idade exigia uma preparação especial. Quinto dividiu o personagem em cinco partes, cada um com uma idade. Para cada idade, o ator criou uma voz, uma postura, um trejeito, uma maneira - e o poder vocal chega a ser inacreditável, mas o astro garante que não tem manipulações.
Manx é mais um na lista crescente de seres maléficos e sobrenaturais que Quinto já viveu (como o louco Dr. Oliver Thredson, em American Horror Story, e Spock, nos novos Star Trek). Ele explicou que a temática não é o principal ponto da escolha dos papéis, e sim a dinâmica criativa que esse tipo de personagem apresenta. “Tem algo meio entediante nesses homens meio enérgicos e diretos, então sempre tento achar algo diferente. Fico feliz de poder ter essas experiências e aproveitar isso, e agora não é exceção. Esse é um personagem realmente fascinante, sombrio, manipulativo, de 135 anos de idade, então fiquei animado.”
A história eletrizante do livro NOS4A2, escrito por Joe Hill, fez com que Quinto topasse viver o protagonista. “Foi bom entrar nesse projeto que tivesse algo que realmente pudesse usar para me inspirar [...] Quando crio um personagem, não vejo nenhum material de terceiros, porque sinto que vivo outra pessoa. Gosto de mergulhar em mim mesmo, no meu próprio processo. E tivemos um material incrível para nos basear - o livro e a HQ. E se eu tivesse qualquer dúvida, eu podia simplesmente ligar para o autor!”
Hill, a mente criativa, é filho de Stephen King, e mostra que veio pronto para tomar o lugar de Mestre do Horror do seu pai (e já é o autor #1 da lista do The New York Times). Já ganhou fama audivisual com Amaldiçoado (2014), filme com Daniel Radcliffe, e podemos esperar muito mais: NOS4A2 é apenas uma das mais de 12 histórias criadas por ele que vai ser adaptada para séries de TV e filmes.
NOS4A2 estreia nesta segunda, 22h30, no AMC. A primeira temporada tem 10 episódios de uma hora de duração. A história é baseada no livro homônimo de Joe Hill, e os primeiros episódios foram dirigidos por Kari Skogland (The Handmaid’s Tale).
+++ De Zeca Pagodinho a Kendrick Lamar, Djonga escolhe os melhores de todos os tempos
Blake Lively se pronuncia sobre acusação de assédio contra Justin Baldoni
Luigi Mangione enfrenta acusações federais de assassinato e perseguição
Prince e The Clash receberão o Grammy pelo conjunto da obra na edição de 2025
Música de Robbie Williams é desqualificada do Oscar por supostas semelhanças com outras canções
Detonautas divulga agenda de shows de 2025; veja
Filho de John Lennon, Julian Lennon é diagnosticado com câncer