Banda brasiliense é a quinta aposta do selo para o Álbum Virtual, que permite ao internauta baixar trabalhos na íntegra; Tom Zé e CSS já haviam participado do projeto
Da redação Publicado em 09/05/2009, às 10h21
O segundo álbum da banda brasiliense Móveis Coloniais de Acaju já pode ser baixado na internet, e dessa vez ninguém vai correr o risco de receber a pecha de pirata virtual. C_mpl_te, com 11 faixas inéditas e o single "Sem Palavras", de 2007, foi integrado ao projeto Álbum Virtual, da gravadora Trama. Nele, é possível baixar discos inteiros, encartes inclusive, sem infringir qualquer direito autoral. Tudo vem sem proteção DRM, ou seja, o usuário pode optar entre deixar o arquivo no computador ou transferir para CD, pen-drive e outras mídias.
A largada do projeto foi em 2008, com Danç-Êh-Sá ao Vivo, de Tom Zé. Na sequência, Artista Igual Pedreiro, do Macaco Bong, Donkey, do CSS (banda cuja líder, Lovefoxxx, diz estar querendo uma folga da música, aliás) e Chapter 9, do Ed Motta. O artista não é exatamente um mártir - ou visionário, dependendo do ponto de vista - da indústria fonográfica, já que o selo, com a ajuda de patrocinadores, arca com os direitos autorais. Segundo a Trama, a empreitada soma mais de 14 mil downloads.
Posto à cabeceira na cena de bandas independentes do país, o Móveis Coloniais de Acaju se especializou na tal "feijoada búlgara" - termo já lançado pelo grupo para definir a sonoridade marcada por rock, ska e ritmos do leste europeu. Liderada pelo vocalista André Gonzáles, a banda estreou no mercado com o álbum Idem, em 2005. O segundo trabalho recebeu a ajuda de Carlos Eduardo Miranda, que já produziu bandas como Skank, Mundo Livre S/A e Cordel do Fogo Encantado.
Alfa Anderson, vocalista principal do Chic, morre aos 78 anos
Blake Lively se pronuncia sobre acusação de assédio contra Justin Baldoni
Luigi Mangione enfrenta acusações federais de assassinato e perseguição
Prince e The Clash receberão o Grammy pelo conjunto da obra na edição de 2025
Música de Robbie Williams é desqualificada do Oscar por supostas semelhanças com outras canções
Detonautas divulga agenda de shows de 2025; veja