Edição 2012 da premiação terá de cinco a dez concorrentes à categoria de melhor longa-metragem, em critério definido por votação de sócios da Academia
Da redação Publicado em 15/06/2011, às 19h16
O Oscar poderá ter menos concorrentes na sua principal categoria. A partir da edição 2012, o número de candidatos a melhor filme será variável, podendo ter de cinco a dez candidatos. A decisão foi veiculada nesta quarta-feira, 15, pela Academia, responsável por organizar a festa, considerada a maior premiação do cinema mundial.
A mudança foi sugerida por Bruce Davis, diretor-executivo da Academia. "Estudos recentes indicaram que membros da Academia geralmente gostavam de mais do que cinco filmes. Uma indicação ao prêmio de melhor filme deve ser considerada um feito extraordinário. Se há apenas oito filmes dignos de estarem na categoria em determinado ano, não devemos nos sentir na necessidade de arredondar o número [para dez]", declarou Davis.
Desde a edição 2009, quando o Oscar aumentou seu número de cinco para dez concorrentes na categoria, houve uma repercussão no verdadeiro motivo deste fato ter acontecido. Para a Academia, foi uma forma de honrar as premiações ocorridas durante a década de 30, em que haviam sempre dez filmes disputando o prêmio de melhor longa-metragem. E para as produtoras, a chance de ver um de seus filmes na disputa era maior.
A festa do Oscar 2012 acontecerá no dia 26 de fevereiro. Será a 84ª edição da premiação, que tradicionalmente acontece no Kodak Theater, em Los Angeles.
Nando Reis diz que usou drogas durante 30 anos: 'Foi consumindo minha vida'
Morre Andy Paley, compositor da trilha sonora de Bob Esponja, aos 72 anos
Viola Davis receberá o prêmio Cecil B. DeMille do Globo de Ouro
Jeff Goldblum toca música de Wicked no piano em estação de trem de Londres
Jaqueta de couro usada por Olivia Newton-John em Grease será leiloada
Anne Hathaway estrelará adaptação cinematográfica de Verity de Colleen Hoover