Jean Dujardin - AP

O Artista é o grande vencedor do Oscar 2012

Longa-metragem levou cinco estatuetas para casa, entre elas as de melhor filme, ator e diretor

Redação Publicado em 27/02/2012, às 01h53 - Atualizado às 02h19

Foi realizada na noite deste domingo, 26, a 84ª cerimônia de premiação do Oscar, no teatro Hollywood and Highland Center (antigo Kodak Theatre), em Los Angeles, em evento transmitido para mais de 200 países. O Artista foi o grande vencedor da noite, faturando cinco estatuetas (o longa havia sido indicado a dez categorias). Concorrendo a 11 prêmios, A Invenção de Hugo Cabret, de Martin Scorsese, também levou cinco Oscar, mas todos em categorias técnicas.

Leia textos das edições anteriores da Rolling Stone Brasil – na íntegra e gratuitamente!

Apresentada pelo ator Billy Cristal, que pela nona vez se encarregou da função, a 84ª edição do Oscar contemplou, ao todo, 24 categorias. Logo no início da cerimônia, foi exibido um vídeo de Crystal parodiando os principais concorrentes; nele Billy contracenava com nomes como George Clooney e Justin Bieber em pequenas paródias de Moneyball e Meia-noite em Paris. Na sequência, o ator interpretou canções famosas de musicais hollywoodianos citando os indicados na categoria de Melhor Filme.

As duas primeiras estatuetas da noite foram entregues por Tom Hanks, e ambas para A Invenção de Hugo Cabret: Melhor Fotografia e Direção de Arte. Na sequência, as atrizes Cameron Diaz e Jennifer Lopez foram chamadas ao palco para anunciar o prêmio de Melhor Figurino, que ficou com O Artista. Cameron e Jennifer continuaram no palco, dessa vez para entregar o Oscar de Melhor Maquiagem. Concorrendo com Albert Nobbs e Harry Potter e as Relíquias da Morte - Parte 2, A Dama de Ferro faturou o Oscar.

Em seguida, Sandra Bullock confirmou o que já era esperado. O iraniano A Separação levou o prêmio de Melhor Filme Estrangeiro. Em seu discurso, o diretor Asghar Farhadi dedicou o prêmio ao povo do Irã: “Neste momento, pessoas de todo o mundo estão nos vendo e estão contentes não só pelo prêmio, mas porque, em um tempo como este, no qual se fala de guerra, meu país, o Irã, está aqui por sua cultura”, comentou Asghar.

O ator Christian Bale, Melhor Ator Coadjuvante em 2011, anunciou a vencedora na categoria de Melhor Atriz Coadjuvante. A favorita Octavia Spencer, por seu trabalho em Histórias Cruzadas, levou o prêmio – a atriz também ganhou o Globo De Ouro e o troféu do Sindicato dos Atores. Bastante emocionada, ela agradeceu por diversas vezes seus familiares, sendo aplaudida de pé pelos presentes no auditório. "Obrigada à Academia por ter me colocado para receber o prêmio de um dos caras mais bonitos do salão. Agradeço à minha família do Alabama, à minha família de Los Angeles e, claro, à minha família de Histórias Cruzadas", disse a atriz.

Em seguida, Tina Fey e Bradley Cooper apresentaram a categoria de Melhor Edição, que ficou com Millenium - Os Homens Que Não Amavam As Mulheres, adaptação do romance do escritor Stieg Larsson. Tina e Cooper também apresentaram o prêmio de Melhor Edição de Som, que ficou com A Invenção de Hugo Cabret. Logo depois, Kermit (Caco) e Piggy, dos Muppets, chamaram uma apresentação do Cirque du Soleil, baseada em clássicos no cinema, entre eles Intriga Internacional, de Alfred Hitchcock.

Robert Downey Jr. e Gwyneth Paltrow apresentaram a categoria de Melhor Documentário, que ficou com Undefeated. Instantes depois, Chris Rock entregou prêmio de Melhor Animação: concorrendo com A Cat in Paris, Chico & Rita, Kung Fu Panda 2 e O Gato de Botas, Rango, do diretor Gore Verbinski, levou a estatueta. Ben Stiller e Emma Stone apresentaram o prêmio de Efeitos Visuais, que novamente ficou com A Invenção de Hugo Cabret.

Repetindo o roteiro, Melissa Leo, vencedora no ano anterior, apresentou o Oscar de Melhor Ator Coadjuvante. Christopher Plummer, por Toda Forma de Amor, levou o prêmio. Plummer, de 82 anos, se tornou a pessoa mais velha a já ter recebido um Oscar e aproveitou parar agradecer aos outros indicados: Nick Nolt, Max Von Sidow, Jonah Hill e Kenneth Branagah. No palco, o ator disse, olhando para a estatueta: "Você é só dois anos mais velha do que eu".

Penélope Cruz e Owen Wilson apresentaram a categoria de Melhor Trilha Sonora. Ludovic Bource, de O Artista, foi o vencedor. Em seguida, veio o prêmio de Melhor Canção Original. Os brasileiros Sergio Mendes e Carlinhos Brown concorriam com a música "Real in Rio", tema da animação Rio. Mas o Oscar acabou com “Man or Muppet”, de Bret McKenzie. Angelina Jolie entregou os prêmios de Melhor Roteiro Adaptado para Os Descendentes e de Melhor Roteiro Original para Meia-noite em Paris, de Woody Allen, que já havia conquistado o mesmo Oscar por Noivo Neutórico, Noiva Nervosa (1977) e Hanna e Suas Irmãs (1986). Ele não compareceu à premiação (em toda sua carreira, Allen só participou do Oscar uma vez, em 2002).

Dando continuidade a cerimônia, a atriz Milla Jovovich apresentou brevemente um resumo de prêmios técnicos entregues. Em seguida, o elenco de Missão Madrinha de Casamento entregou os prêmios de Melhor Curta-Metragem para The Shore, de Terry George; Melhor Documentário em Curta-Metragem para Saving Face, que conta a história de um cirurgião plástico que trabalha com mulheres que são atacadas com ácido no Paquistão, e Melhor Curta-Metragem de Animação para The Fantastic Flying Books of Mr. Morris Lessmore, filme produzido pela Pixar.

Em seguida, o ator Michael Douglas entregou o prêmio de Melhor Diretor para Michel Hazanavicius, por O Artista, desbancando nomes como Martin Scorcese e Woody Allen. “Sou o diretor mais feliz do mundo. Quero agradecer a toda a equipe, a Uggie, o cachorrinho, ao pessoal que nos financiou. Às vezes a vida nos traz dias maravilhosos e hoje é um desses dias", disse Hazanavicius, o primeiro francês a ganhar um Oscar de direção na história do prêmio.

Meryl Streep apresentou os prêmios honorários para Oprah Winfrey, James Earl Jones e Dick Smith. Depois foi a vez de Billy Crystal introduzir o tradicional momento que relembra as perdas no mundo do cinema. Natalie Portman, que faturou o Oscar de Melhor Atriz no ano passado por Cisne Negro, entregou o prêmio de Melhor Ator para o francês Jean Dujardin, por seu trabalho em O Artista; Colin Firth, vencedor do prêmio de Melhor Ator em 2011, por O Discurso do Rei, anunciou o Oscar de Melhor Atriz para Meryl Streep, por A Dama de Ferro. Foi o terceiro Oscar da carreira de Meryl, que já foi indicada 17 vezes (ela é a recordista de indicações entre atores e atrizes).

O prêmio mais esperado da noite, de Melhor Filme, foi entregue pelo ator Tom Cruise para O Artista, o primeiro filme mudo a vencer o Oscar desde 1929. Além do Oscar, o longa já havia vencido o Spirit Awards, considerado o maior prêmio do cinema independente, o prêmio do Sindicato dos Produtores, o Goya de melhor filme europeu, o Bafta de melhor filme e o Globo de Ouro de melhor comédia.

Confira abaixo todos os indicados ao Oscar 2012 e, em negrito, os vencedores:

Melhor filme

O Artista

Cavalo de Guerra

O Homem que Mudou o Jogo

Os Descendentes

A árvore da vida

Meia-noite em Paris

História cruzadas

A invenção de Hugo Cabret

Tão forte e tão perto

Diretor

Michel Hazanavicius - O Artista

Alexander Payne - Os Descendentes

Martin Scorsese - A Invenção de Hugo Cabret

Woody Allen - Meia-noite em Paris

Terrence Malick - A Árvore da Vida

Melhor ator

Jean Dujardin - O Artista

Demián Bichir - A better life

George Clooney - Os Descendentes

Gary Oldman - O Espião que Sabia Demais

Brad Pitt - O Homem que Mudou o Jogo

Ator coadjuvante

Christopher Plummer - Beginners

Kenneth Branagh - Sete Dias com Marilyn

Jonah Hill - O homem que mudou o jogo

Nick Nolte - Warrior

Max Von Sydow - Tão Forte e Tão Perto

Melhor atriz

Meryl Streep - A Dama de Ferro

Glenn Close - Albert Nobbs

Viola Davis - Histórias Cruzadas

Rooney Mara - Os Homens que não Amavam as Mulheres

Michelle Williams - Sete Dias com Marilyn

Melhor atriz coadjuvante

Octavia Spencer - Histórias Cruzadas

Bérénice Bejo - O Artista

Jessica Chastain - Histórias Cruzadas

Janet McTeer - Albert Nobbs

Melissa McCarthy - Missão Madrinha de Casamento

Melhor roteiro original

Meia-noite em Paris

O Artista

Missão Madrinha de Casamento

Margin Call

A Separação

Roteiro adaptado

Os Descendentes

A Invenção de Hugo Cabret

Tudo pelo Poder

O Homem que Mudou o Jogo

O Espião que Sabia Demais

Trilha sonora original

O Artista - Ludovic Bource

As aventura de Tintim - John Williams

A Invenção de Hugo Cabret - Howard Shore

O Espião que Sabia Demais - Alberto Iglesias

Cavalo de Guerra - John Williams

Canção original

“Man or Muppet", de Os Muppets, música e letra de Bret McKenzie

"Real in Rio", de Rio, música de Sergio Mendes e Carlinhos Brown, letra de Siedah Garrett

Melhor animação

Rango

A Cat in Paris

"Chico & Rita

Kung Fu Panda 2

Gato de Botas

Maquiagem

A Dama de Ferro

Albert Nobbs

Harry Potter

Direção de arte

A Invenção de Hugo Cabret

O Artista

Harry Potter

Meia-noite em Paris

Cavalo de Guerra

Fotografia

A Invenção de Hugo Cabret

O Artista

Os Homens que não Amavam as Mulheres

A Árvore da Vida

Cavalo de Guerra

Figurino

O Artista

Anonymous

A Invenção de Hugo Cabret

Jane Eyre

W.E.

Documentário (longa-metragem)

Undefeated

Hell and Back Again

If a Tree Falls: A Story of the Earth Liberation Front

Paradise Lost 3: Purgatory

Pina

Documentário (curta-metragem)

Saving Face

The Barber of Birmingham: Foot Soldier of the Civil Rights Movement

God Is the Bigger Elvis

Incident in New Baghdad

The Tsunami and the Cherry Blossom

Edição

Os Homens que não Amavam as Mulheres

O Artista

Os Descendentes

A Invenção de Hugo Cabret

O Homem que Mudou o Jogo

Melhor filme em língua estrangeira

Separação - Irã

Bullhead - Bélgica

Footnote - Israel

In Darkness - Polônia

Monsieur Lazhar - Canadá

Curta-metragem de animação

The Fantastic Flying Books of Mr. Morris Lessmore

Dimanche

La Luna

A Morning Stroll

Wild Life

Curta-metragem

The Shore

Pentecost

Raju

Time Freak

Tuba Atlantic

Edição de som

A Invenção de Hugo Cabret

Drive

Os Homens que não Amavam as Mulheres

Transformers: o Lado Oculto da Lua

Cavalo de Guerra

Mixagem de som

A Invenção de Hugo Cabret

Os Homens que não Amavam as Mulheres

O Homem que Mudou o Jogo

Transformers: o Lado Oculto da Lua

Cavalo de Guerra

Efeitos visuais

A Invenção de Hugo Cabret

Harry Potter

Gigantes de Aço

Planeta do Macacos

Transformers: o Lado Oculto da Lua

oscar o artista hugo Billy Cristal

Leia também

Alfa Anderson, vocalista principal do Chic, morre aos 78 anos


Blake Lively se pronuncia sobre acusação de assédio contra Justin Baldoni


Luigi Mangione enfrenta acusações federais de assassinato e perseguição


Prince e The Clash receberão o Grammy pelo conjunto da obra na edição de 2025


Música de Robbie Williams é desqualificada do Oscar por supostas semelhanças com outras canções


Detonautas divulga agenda de shows de 2025; veja