Edward Spencer Dyas encontrou túmulos de Templários, temática de 'O Código Da Vinci'
por Heloísa Lisboa (@helocoptero) Publicado em 15/08/2023, às 11h58
O Código Da Vinci, livro de Dan Brown que foi adaptado para o cinema em filme estrelado por Tom Hanks e Audrey Tautou, ganhou um novo capítulo na vida real. Túmulos pertencentes a membros da Ordem dos Templários foram descobertos em uma vila na Inglaterra (via Metro UK).
Os Templários, uma organização medieval do século XII, ficaram conhecidos pelo papel nas Cruzadas, protegendo peregrinos que iam a Jerusalém. O historiador Edward Spencer Dyas encontrou, de 2021 para cá, o total de oito jazigos de Cavaleiros Templários na Igreja St. Mary em Enville, Staffordshire. Na versão cinematográfica, o professor Robert Langdon busca o tesouro dos Templários na capela de Rosslyn, na Escócia.
William Marshal é tido como o maior dos Cavaleiros. Foi o primeiro Conde de Pembroke e esteve por trás da Magna Carta, que, em linhas gerais, limitou os poderes do rei. Dyas encontrou vitrais na St. Mary que retratam brasões, incluindo um que pertenceu a Hugh Mortimer de Chelmarsh, que se casou com a neta de Marshal — enterrado na Temple Church, em Londres. "Acredito que essa descoberta faz de Enville uma das igrejas mais importantes do país, dada sua relação com William Marshal — que é considerado o maior guerreiro inglês que já existiu", disse o historiador.
+++LEIA MAIS: Tom Hanks despreza papel em trilogia de O Código da Vinci: 'Bobagem comercial'
Ainda não se sabe a razão pela qual Templários foram enterrados em Enville, embora se acredite que eles estejam atrelados a igrejas dedicadas à Virgem Maria. A igreja em questão foi construída no século XII, quando os Cavaleiros Templários criaram seus próprios monastérios ao redor da Grã-Bretanha.
Todos os túmulos têm uma cruz Templária com dois círculos em volta. Um deles também tem a cruz das Cruzadas, indicando que o Templário que foi enterrado ali também participou das Cruzadas.
Dyas agora trabalha ao lado de Darius Radmanish para desvendar os mistérios por trás da descoberta. "Mas há um mistério sobre o motivo pelo qual Templários europeus foram enterrados em Enville", explicou Edward Spencer. "Fomos aconselhados recentemente a buscar arquivos do Vaticano que catalogam todos os túmulos dos Templários. Então, em algum dia, alguém poderá descobrir até mesmo quem são os Templários enterrados ali."
Blake Lively se pronuncia sobre acusação de assédio contra Justin Baldoni
Luigi Mangione enfrenta acusações federais de assassinato e perseguição
Prince e The Clash receberão o Grammy pelo conjunto da obra na edição de 2025
Música de Robbie Williams é desqualificada do Oscar por supostas semelhanças com outras canções
Detonautas divulga agenda de shows de 2025; veja
Filho de John Lennon, Julian Lennon é diagnosticado com câncer