O músico, além de extremamente talentoso, tinha senso de justiça implacável
Redação Publicado em 06/03/2020, às 18h15
David Bowie morreu em 2016, vítima de um câncer de fígado. Após a morte dele, foram divulgados diversos vídeos com foco nas habilidades musicais do astro. No entanto, além de iconicamente talentoso, o Starman tinha um senso de justiça implacável - e chegou a questionar a MTV em filmagem de 1983.
+++ LEIA MAIS: Os artistas mais odiados por Keith Richards: de Led Zeppelin a David Bowie
No vídeo, Bowie questiona Jockey Mark Goodman, da MTV Video, sobre a falta de diversidade étnica, particularmente o fato de haver tão poucos artistas negros no canal. Publicado pela própria MTV, o vídeo mostra o caráter moral do Starman, além de exemplificar a coragem dele em aconselhar e questionar o apresentador.
A entrevista aconteceu quando David Bowie promovia o disco Let's Dance. No entanto, ao invés de falar sobre o trabalho, o astro resolveu trazer o questionamento: "Depois de assistir à MTV nos últimos meses, realmente é uma empresa sólida. Só estou chocado pelo fato de haver tão poucos artistas negros em destaque. Por que isso?"
Goodman respondeu, tentando defender os chefes do canal: "Estamos tentando seguir nessa direção. Queremos tocar artistas que parecem estar fazendo música que se encaixa no que queremos tocar na MTV. A empresa está pensando em termos de seleção restrita".
Bowie, contudo, não ficou satisfeito com a resposta: "Os únicos poucos artistas negros que vemos são de 2:30 da manhã até 6:00. Poucos são destacados durante o dia. Vejo que nas últimas semanas as coisas mudaram, mas tem sido um processo lento".
+++LEIA MAIS: Primeira imagem do filme sobre David Bowie é revelada; veja
Em uma tentativa de agradar tanto o músico quanto os chefes, Goodman falou: "Fazemos o que pensamos que não apenas Nova York e Los Angeles apreciarão, mas também Poughkeepsie ou o Centro-Oeste. Escolha uma cidade no Centro-Oeste que morreria de medo de Prince, que estamos tocando, ou uma série de outros rostos negros. Temos que tocar o tipo de música que todo o país gostaria".
A situação ficou mais tensa quando Bowie retrucou o apresentador: "Vou lhe dizer uma coisa, talvez os Isley Brothers ou Marvin Gaye signifiquem algo para um negro de 17 anos, e certamente ele também faz parte da América. Você não pensa que é uma situação assustadora? O músico também questionou: "Não deveria ser um desafio tornar a mídia muito mais integrada?"
+++ LEIA MAIS: Slash lembra de quando flagrou a mãe e David Bowie pelados; entenda
A resposta de Goodman acabou prejudicando ainda mais o apresentador, quando ele sugeriu que crianças brancas não queriam ouvir música negra em 1983, como fizeram em 1967. Bowie, sabendo da situação em que Goodman se colocou, respondeu: “Interessante. Muito obrigado… Entendo o seu ponto de vista".
Assista ao vídeo:
+++ SESSION ROLLING STONE BRASIL: DELACRUZ - ANESTESIA
Morre Andy Paley, compositor da trilha sonora de Bob Esponja, aos 72 anos
Viola Davis receberá o prêmio Cecil B. DeMille do Globo de Ouro
Jeff Goldblum toca música de Wicked no piano em estação de trem de Londres
Jaqueta de couro usada por Olivia Newton-John em Grease será leiloada
Anne Hathaway estrelará adaptação cinematográfica de Verity de Colleen Hoover
Selena Gomez fala sobre esconder sua identidade antes das audições